Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ônibus Rosa entra em funcionamento

06 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Ônibus Rosa entra em funcionamento O ônibus ficará por uma semana na Policlínica antes de iniciar o atendimento itinerante. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/10/2020)

Em comemoração à campanha “Outubro Rosa”, a unidade móvel de saúde da mulher (novo Ônibus Rosa) começou a atender mulheres na manhã desta segunda-feira (5), na Policlínica Municipal, no bairro Santa Rosália, em Sorocaba.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), são distribuídas 16 senhas por dia, por ordem de chegada, a partir das 7h. A SES disse ainda que o ônibus ficará na Policlínica durante esta semana, de segunda a sexta, e futuramente voltará a prestar o atendimento itinerante pela cidade.

Conforme a pasta, a unidade da mulher oferece coleta de papanicolau; testes rápidos para diagnosticar HIV e sífilis; exame de mamas; solicitação de mamografias e orientações em geral sobre a saúde da mulher.

Para ser atendida é necessário levar um documento de identidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS) para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Os atendimentos no Ônibus Rosa estavam suspensos por conta da pandemia do coronavírus, e a previsão de retomada do serviço era no mês passado, conforme a melhora do quadro epidemiológico da Covid-19 na cidade.

Porém, o serviço foi retomado com o veículo novo, já que o antigo Ônibus Rosa estava em condições precárias, e sem condições mecânicas de se locomover. A entrega do novo ônibus ocorreu no dia 14 de agosto. O novo layout do Ônibus Rosa foi escolhido por meio de uma enquete.

Outubro Rosa 2020

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em 2020 a campanha lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. (Ana Cláudia Martins)