Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ônibus para Bairro dos Morros sumiu há quase quatro meses

07 de Julho de 2020 às 00:01

Ônibus para Bairro dos Morros sumiu há quase quatro meses Empresa confirma o problema e alega dificuldade financeira por conta da pandemia. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/7/2020)

Moradores do Bairro dos Morros, em Votorantim, reclamam do desaparecimento da linha de ônibus que serve a região. Segundo eles, o problema persiste desde meados março, quando foram adotadas as primeiras medidas restritivas por causa da pandemia do novo coroanavírus. O Grupo São João, empresa que opera o transporte público da cidade, admite que não há ônibus circulando no bairro e alega que isso ocorre “por ausência de demanda”.

Moradora do bairro há quatro anos, Tamires Cristina Modesto de Oliveira afirma que quando precisa sair do bairro tem de solicitar um transporte por aplicativo. O custo para ida e volta, segundo ela, gira em torno de R$ 30. Desempregada, ela afirma que a outra opção é se deslocar a pé. “Eu moro a cinco minutos do ponto de ônibus, mas o trajeto até a Vila Garcia [onde passam outras linhas] é de quase uma hora”, diz.

A dona de casa Suzana Martins Aguiar Ferreira ressalta que antes da linha ser interrompida sem aviso prévio, no início da pandemia, os ônibus passavam no bairro somente três vezes por dia, às 7h, às 12h e às 17h30.

Ela comenta que o filho de 10 anos faz tratamento contínuo de saúde e, por isso, precisa acompanhá-lo de três a quatro vezes por mês. “E eu não posso andar tanto porque sou obesa e também tenho problemas de saúde”, ressalta.

Por meio de nota, o Grupo São João afirma que a situação é reflexo das dificuldades financeiras que enfrenta durante a pandemia. “Mesmo após a reabertura parcial do comércio, o sistema de transporte municipal está transportando em torno de 23% a 25% do número de passageiros que transportava antes da pandemia”, diz. O Grupo São João acrescenta que vem mantendo o atendimento na maioria das linhas, “com muito esforço, pois o desequilíbrio econômico e financeiro é enorme”.

No dia 18 de abril, sob a alegação de que está “à beira de um colapso” financeiro, já que o número de usuários teria caído cerca de 90%, em virtude pandemia de coronavírus, o Grupo São João chegou a anunciar a suspensão total das atividades por tempo indeterminado. A retomada do serviço ocorreu somente após três dias, quando a Prefeitura se comprometeu a repassar à empresa o subsídio de R$ 200 mil por mês enquanto durar a pandemia.

As consultas de horários de ônibus podem ser feitas pelo telefone (15) 3353-8522 ou diretamente no guichê do Terminal de Votorantim. (Felipe Shikama)