Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba continua crescendo por ser polo de atração de força de trabalho

20 de Setembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Ofertas de emprego estimulam crescimento Na última década houve crescimento de praticamente todos os setores da economia de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (5/8/2020)

Sorocaba continua sendo polo de atração de força de trabalho na região. Para o professor e especialista em estudos urbanos e regionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Campus Sorocaba), Carlos Henrique Costa da Silva, isso é um dos motivos que explicam o aumento no número de habitantes de Sorocaba ser maior em relação à média nacional.

A população de Sorocaba cresce a índices mais altos do que a média do Estado de São Paulo e do Brasil. “Na verdade, isto é notado desde 1980, o que indica que o município contínua sendo um polo de atração de força de trabalho na região”, destaca o professor.

Carlos Henrique aponta ainda que a história da cidade é marcada pela industrialização precoce e que passou por várias etapas de reestruturação produtiva. “Aliada a localização privilegiada na Macrometrópole Paulista (região que engloba as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Sorocaba) que é responsável por 82% do PIB estadual e um setor terciário em expansão, Sorocaba tem uma economia dinâmica que articula diferentes escalas: cidades menores de economia estagnada da região sul do Estado e cidades maiores da Macrometrópole Paulista”, afirma.

O professor ressalta também que desde 2010, a cidade vem recebendo novos investimentos nos setores industriais, serviços e comércio. “Shopping centers, hipermercados e grandes magazines que empregam muitos trabalhadores foram inaugurados neste período; unidades indústrias de diferentes setores somente nos últimos três anos, anunciaram investimentos que geraram aproximadamente 1,3 mil novos empregos”, diz.

Ele acrescenta ainda que o setor de serviços, que é o responsável pela maior parcela do PIB municipal, vai se adaptando às novas demandas da população a partir de investimento de novas tecnologias, sobretudo de informação e comunicação. “Estes motivos apoiam o poder de atração regional que Sorocaba desempenha, aliado a sua excelente estrutura médica e hospitalar no contexto da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

RMS também é dinâmica

De acordo com os dados do IBGE, as 27 cidades da RMS contabilizam este ano 2.166.860 moradores, um aumento de 1,08% na comparação com 2019. Para o professor Carlos Henrique, os dados da RMS também mostram que ela é dinâmica e que atrai população. Segundo ele, toda a RMS é uma região dinâmica que atrai população, sobretudo trabalhadores para a indústria, ainda que cada vez mais se empregue menos gente, e no comércio e serviços. “Vale ressaltar que a RMS, no contexto da macrometrópole paulista foi a última a apresentar aceleração no seu crescimento. Por exemplo, Campinas e Baixada Santista tiveram índices mais altos de crescimento nos anos 1980 e 1990. Já o Vale do Paraíba cresceu muito entre o final dos anos 1990 e 2000. E agora estas regiões começam a desacelerar, enquanto Sorocaba continua a crescer”, aponta.

Já o professor Paulo Celso, de Geografia Humana da Universidade de Sorocaba (Uniso), destaca que “em uma verdadeira região metropolitana, o problema de um é de todos, e parceiro é quem oferece algo que pode fazer e não aquele que espera o que o outro possa lhe oferecer”. “Crescimento populacional não é problema se vier seguido de aumento da qualidade de vida e, o poder público, ao escutar os grupos fica assustado como qualidade de vida não é algo impossível de ser trabalhado nas políticas públicas, mesmo sabendo que eles mesmos geram a própria demanda”, explica.

Crescer a qualquer custo

“Crescer em quantidade de pessoas nem sempre representa algo positivo”, é o que afirma o professor Paulo Celso. Ele analisou os números recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 27 de agosto, que apontou que em Sorocaba o aumento no número de moradores foi maior do que a média nacional.

Conforme os dados divulgados pelo IBGE, a estimativa da população em Sorocaba em 2020 é de 687.357 habitantes e mostra um crescimento de 1,17% na população da cidade. O que significa que o município ganhou 7.979 novos moradores. Ainda conforme o órgão, o número de moradores coloca a cidade como a 9ª mais populosa do Estado e a 31ª no país.

Para o professor o crescimento populacional traz implicações em várias áreas, que impactam na qualidade de vida das cidades como necessidade de mais saneamento, água, cultura, saúde, educação, entre outras. “Crescimento populacional quer dizer aumento de pessoas, de humanos e não apenas uma estatística fria de números. Nós temos aqui 687.357 possibilidades, necessidades, algumas iguais como saneamento, água, cultura, saúde, educação - e outras específicas seja por bairros ou por ruas”, diz.

Paulo Celso afirma que políticas públicas contemporâneas e eficientes são aquelas que atendem as pessoas em suas necessidades gerais e específicas, e para isso os seus representantes precisam escutar as pessoas. “Evidentemente, que de maneira organizada, até mesmo ajudando as pessoas a se organizarem e retornando para elas resultados, alterações nos planos, etc”, destaca.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos