Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ocupação de leitos segue preocupante em Sorocaba

10 de Julho de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Ocupação de leitos segue preocupante Santa Casa de Sorocaba segue com 40 leitos de UTI ocupados. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

A situação dos leitos de UTI em toda a rede pública de saúde de Sorocaba -- estadual e municipal -- segue preocupante. Nesta quinta-feira (9), dos 98 leitos disponíveis, incluindo os três de estabilização do hospital de campanha, 91 estavam ocupados. O número de pessoas residentes em Sorocaba e internadas em UTI por suspeita ou confirmação de Covid-19 voltou à casa dos 80. As informações estão no censo diário de leitos divulgado pela Secretaria de Saúde (SES).

O hospital Adib Jatene, que tem 35 leitos de UTI, tinha duas vagas disponíveis. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha cinco disponíveis de um total de 20. Os dois hospitais estaduais são referência para 48 cidades da região.

A Santa Casa de Sorocaba não tinha condições de receber nenhum paciente de UTI pois todas as suas 40 vagas estavam ocupadas -- incluindo os cinco novos leitos de terapia intensiva ativados nessa semana. Os três leitos de estabilização de hospital de campanha estavam lotados. As duas unidades de saúde são as principais referências de Covid-19 para quem é morador de Sorocaba.

Ainda nesta quinta (9), a cidade voltou à casa dos 80 moradores da cidade internados em UTIs. Conforme o censo, 44 munícipes foram positivados para novo coronavírus. Outros 36 tinham suspeita. Na quarta-feira (8), eram 78, e na terça-feira (7), 79. O pico foi registrado na segunda-feira (6), com 83 pacientes de Sorocaba em UTI.

Na rede privada, a ocupação de UTI estava abaixo de 66%. No caso dos leitos de enfermaria, todas as unidades de Sorocaba tinham ocupação acima de 75%. (Marcel Scinocca)