Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras do segundo terminal de ônibus da zona norte entram na fase final

15 de Março de 2021 às 13:02

Obras chegam na reta final. Crédito da foto: Divulgação/BRT

A implantação do Terminal São Bento (TSB), o segundo terminal do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na zona norte, entra na fase final. A expectativa é que o TSB dê suporte ao Corredor Ipanema, além de fazer integração com o Corredor Itavuvu e os corredores estruturais que já estão em funcionamento na cidade.

A conclusão desta etapa indica que, em breve, os passageiros poderão usufruir de mais novas linhas na cidade. “No começo, teremos uma operação parcial e de testes do TSB e do Corredor Ipanema, pois temos o período de adaptação da população com um novo trecho em funcionamento. A ativação será semelhante àquela que realizamos no primeiro trecho, que contempla o Terminal Vitória Régia e o Corredor Itavuvu”, ressalta Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.

Saindo do Terminal São Bento, os ônibus passarão pelo Corredor Ipanema, em direção à rua Comendador Oeterer, sentido Centro, e na rua Hermelino Matarazzo, sentido bairro. Dentro do sistema BRT, o eixo formado por essas duas ruas compreende o Corredor Estrutural Binário. Ambas as vias foram requalificadas e receberam placas de pavimento rígido (concreto) para comportar o peso e volume de tráfego.

O executivo explica ainda que os corredores estruturais não são de uso exclusivo do BRT e que também beneficiará outras operadoras do transporte que estão ativas em Sorocaba. “Temos plena convicção que essas vias darão mais rapidez durante as viagens. Quem tem comércio ou mora nas redondezas, ganhará também um local requalificado e mais valorizado”, acrescenta Ferreira.

O diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Carlos Siqueira Franchim, complementa que as alterações executadas, após a conclusão das obras e a operacionalização do novo terminal, mais do que auxiliar o transporte em diferentes pontos da cidade, significará mais conforto e qualidade aos usuários do sistema. ”A cada operacionalização de nova etapa do BRT, o transporte na cidade tem um ganho. Depois de tudo pronto, o resultado final será ainda mais significativo”, complementa. (Da Redação, com informações do BRT)