Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras do eixo norte do BRT Sorocaba entram na etapa final

29 de Maio de 2020 às 14:21

As ciclovias da avenida Itavuvu estão sendo refeitas, por conta das obras executadas no canteiro central. Crédito da foto: Divulgação

As obras para a implantação do Sistema BRT seguem em Sorocaba, apesar da pandemia do novo coronavírus. No eixo norte, as intervenções entraram na etapa final. A Concessionária BRT executa obras na Avenida Itavuvu, com 95% das estações de paradas prontas, 90% do pavimento rígido da avenida pronto, chegando assim à etapa final de conclusão das obras desse corredor.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e da Urbes – Trânsito e Transportes, informou que está realizando o cumprimento das normas sanitárias impostas pela Covid-19, bem como a realização das obras na cidade.

As obras no novo terminal Vitória Régia também estão bastante adiantadas. O terminal fará a conexão entre as linhas alimentadoras e as linhas do sistema BRT que vão operar na região norte da cidade.

As ciclovias da avenida Itavuvu estão sendo refeitas, por conta das obras executadas no canteiro central, com ajustes e melhorias, visando a harmonia da mobilidade urbana e do paisagismo do novo sistema de transporte coletivo.

O início da operação do Sistema BRT de Sorocaba está previsto para o segundo semestre de 2020, com o Eixo Norte-Sul em funcionamento.

Outros corredores

Na avenida General Osório, que faz parte do corredor estrutural oeste, várias paradas de ônibus com o pavimento rígido de 50 metros de extensão já estão finalizadas. No corredor estrutural sul, 100% das paradas também já foram concluídas, está sendo feito o recapeamento em alguns trechos e reparos profundos no sentido a Votorantim.

As obras também acontecem na região central da cidade, com diversas melhorias em paradas de ônibus, como o caso do ponto de ônibus do Canhão, e de implantação do concreto rígido em paradas da Rua Souza Pereira e Padre Luiz, por exemplo.

Novos ônibus

Dois novos ônibus no padrão super articulado que vão operar o BRT já chegaram à cidade e começaram a ser adaptados para operar no sistema, com a instalação da tecnologia utilizada nesses veículos.  Eles possuem Wi-Fi, painéis de mensagens com informações do tempo de chegada no destino, câmeras de segurança, sensores das portas automáticas, itens que dão mais segurança aos passageiros. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)