Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras do BRT começam neste sábado na avenida Itavuvu

21 de Setembro de 2018 às 08:45

A zona norte terá os corredores Itavuvu e Ipanema. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

Inicialmente previstas para começar em julho deste ano, as obras do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o ônibus rápido, devem começar neste sábado (22), em solenidade com a presença do prefeito José Crespo. As intervenções serão iniciadas na avenida Itavuvu, na altura da UPH da Zona Norte, com a preparação do canteiro de obras e remanejamento das interferências (postes, fiação, guias, entre outros), para o Corredor Itavuvu.

Com investimento total de R$ 384 milhões, BRT Sorocaba, consórcio formado pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, será o responsável pelas obras do projeto que incluem 68 km de vias, três terminais integrados, quatro estações de integração e uma garagem, além de três corredores: avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio, além de faixas exclusivas em outras vias.

De acordo com a proposta do BRT, os corredores serão implantados em vias com pista dupla e canteiro central nas Avenidas Itavuvu, Ipanema, Armando Pannunzio e também na General Carneiro. Já as faixas exclusivas para o BRT serão implantadas nas avenidas São Paulo, Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e Pereira Inácio, além das ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo, totalizando 24 quilômetros.

BRT terá investimento total de R$ 384 milhões. Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura, o Corredor Itavuvu terá 5,9 quilômetros de extensão, 10 estações de embarque e desembarque, duas estações de transferências, e um terminal na rua Antônio Silva Saladino. Já o Corredor Ipanema terá 6,5 quilômetros de extensão, com 9 estações de embarque e desembarque, uma estação de transferência, e um terminal na rua Comendador Genésio Rodrigues, e o Corredor Oeste (Armando Pannunzio/General Carneiro) terá 4,7 quilômetros de extensão, 10 estações de embarque e desembarque, uma estação de transferência, um terminal na avenida Armando Pannunzio, com intersecção com a rua Antônio Aparecido Ferraz.

A expectativa inicial da Prefeitura de Sorocaba é que as obras do BRT sejam concluídas no prazo de 24 meses, com expectativa de entregar as primeiras intervenções em oito meses. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos