Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras de viaduto vão reduzir praça no Jardim América, em Sorocaba

07 de Fevereiro de 2019 às 07:10
Ana Claudia Martins [email protected]

praça nova york Na praça serão criadas duas ruas. Moradores não sabem como serão as obras - Foto: Emidio Marques

O viaduto que está em construção no km 101 da rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, também irá provocar obras e mudanças na praça Nova York, que corta a avenida Washington Luiz, no bairro Jardim América. Segundo a Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade (Semob) da Prefeitura de Sorocaba, as obras na praça Nova York são necessárias para aumentar a fluidez no trânsito assim que as obras do viaduto, que irá ligar as ruas João Wagner Wey e Augusto Lippel, estiverem concluídas. A previsão é que o viaduto seja entregue até o fim do mês que vem, mas a data exata não foi divulgada. A data para início e conclusão das obras que vão reduzir a área da praça também não foram divulgadas.

Na manhã desta quarta-feira (7), o Cruzeiro do Sul esteve na praça e conversou com moradores e funcionários de estabelecimentos comerciais que funcionam no entorno, mas eles disseram que ainda não estão sabendo das obras.

[irp posts="73501" ]

 

Segundo a Prefeitura, em conexão com o novo viaduto, além da construção de uma rotatória na confluência das ruas Heloísa de Oliveira Evangelista com Augusto Lippel, será feito um binário composto da avenida João Wagner Wey e Aclimação, cruzando a avenida Washington Luiz, até a avenida Presidente Kennedy -- no bairro do Mangal, com mão única no sentido bairro-centro no trecho entre a avenida Caribe e a Presidente Kennedy. E no sentido inverso o trajeto começa na Presidente Kennedy, segue pelas ruas Manaus, Porto Alegre, José Crespo Lopes e praça Nova York, em mão única até a avenida Caribe, e daí em diante em mão dupla pela João Wagner Wey até ao novo viaduto.

De acordo com a Semob, atualmente, o leito da rua João Crespo Lopes é interrompido pela praça Nova York, exigindo que os motoristas a contornem. “Com a reforma na praça as duas partes dessa rua serão interligadas com um trecho pavimentado em parte da área onde hoje há a praça, descartando a necessidade de fazer o contorno, ou seja, deixando a via contínua. Essa rua formará o binário com a rua João Wagner Wey”, diz a pasta.

[irp posts="73389" ]

 

Ainda segundo a Semob, as obras serão feitas pela construtora CRB como medidas mitigadoras. “A equipe de engenheiros da Prefeitura recebeu a empresa CRB e solicitou um projeto executivo destas obras e pediu para que eles solicitem a alteração dos locais de postes da CPFL Piratininga, existentes no local”, diz.

A Semob afirma também que durante as obras na praça Nova York, para determinados trabalhos, haverá a exigência de interdições, mas que elas serão feitas de forma a interferir o quanto menos no trânsito. “Todas as interdições serão divulgadas com antecedência e com orientações aos motoristas”, garante a pasta. A Semob não informou se haverá necessidade de desapropriações no local.

[irp posts="73451" ]

 

Os moradores e funcionários de comércios no entorno da praça não sabem o que será feito no local.

Obras no viaduto continuam

viaduto km 101 da raposo Construção do viaduto tem fim previsto para março - Foto: Emidio Marques

Com previsão de inauguração até o fim do mês que vem, a Semob disse que a obra do viaduto já passou por diversas etapas, sendo a mais recente a concretagem de três tabuleiros, fazendo o acabamento. “Nesta semana será feita a colocação das placas de guarda-corpo e a concretagem das barreiras rígidas. E na semana que vem serão colocadas as tubulações do Saae e após a colocação, serão instaladas as placas de concretos das calçadas. E para concluir, a finalização das cabeceiras”, diz.

O projeto executivo do viaduto foi feito pela construtora Planeta e a obra está sendo conduzida pela construtora MRV, que contratou a empresa CSC para a execução das obras. Com custo estimado em R$ 8 milhões, as empresas arcam com esse orçamento, sem ônus para o município, como forma de adequação à demanda viária gerada pelos empreendimentos imobiliários feitos por elas. A obra, no entanto, gerou reclamações por parte dos moradores da região, diante do aumento do fluxo de veículos pelas ruas.

Galeria

Confira a galeria de fotos