Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra do Saae afeta abastecimento de água no Éden e Cajuru

02 de Março de 2021 às 00:01

Obra do Saae afeta abastecimento de água no Éden e Cajuru Saae vai ampliar sistema de abastecimento que atende a vários bairros. Crédito da foto: Secom Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba ampliará o sistema de abastecimento de água tratada que atende às regiões do Éden e Cajuru, na zona leste da cidade. Atualmente, ambas são abastecidas por uma única rede, sendo que o projeto da autarquia é individualizar a tubulação que atende a essas duas localidades, conferindo mais capacidade ao sistema.

Na quinta-feira (4), será realizada a primeira intervenção da obra, que consistirá na instalação de um registro de manobra, a ser utilizado posteriormente para separação dos sistemas.

No total, serão implantados aproximadamente 830 metros de rede, de 250 mm de diâmetro, na avenida Independência, entre as ruas Bonifácio de Oliveira Cassu e Eugênio Leite da Cruz. Atualmente, o sistema que atende às duas regiões é proveniente do Centro de Distribuição (CD) Novo Éden, em uma rede única.

“Com isso, quando há uma elevação do consumo na região do Éden, o volume de água que é aduzido para o CD Cajuru é impactado e nós vamos corrigir isso”, explica o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva.

Com a intervenção proposta, a região do Éden será atendida pela nova rede a ser construída e a região do Cajuru, por aquela atualmente existente. “Dessa forma, os sistemas ficam independentes e o abastecimento ficará equilibrado, além de proporcionar economia de energia e redução na pressão das regiões mais baixas, contribuindo, assim, para minimizar perdas no sistema”, complementa o diretor-geral do Saae.

Concluídos os trabalhos iniciais, em seguida, após alinhamento com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Saae fará a implantação da rede propriamente dita, o que estima-se ocorrer em um prazo de 60 dias.

Para iniciar as obras de ampliação da rede, a partir da instalação da primeira válvula, o Saae programa uma interrupção momentânea no abastecimento, das 7h às 14h na quinta-feira (4), que atende aos bairros Jardim Harmonia, Jardim Jatobá, Jardim Itália, Portal do Éden, Jardim Copaíba, Jardim Boa Esperança, Jardim Paraiso, Jardim Carolina, Cajuru, Maria dos Prazeres, Dálmatas, Três Marias, Nilton Torres, Campos Conde, Terras de Arieta, Village, Borguesi e Jardim Eliana, todos na região do Éden e Cajuru.

O Saae orienta os moradores dessa região a manterem, nesta quarta-feira (3), véspera da intervenção programada, os reservatórios das caixas d’água de suas residências com capacidade máxima. Para outras informações, o Saae disponibiliza o telefone gratuito 0800 770 1195. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)