Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra do BRT interrompe abastecimento de água em bairros da zona norte

24 de Agosto de 2020 às 22:46

Obra do BRT interrompe abastecimento de água em bairros da Zona Norte Saae fará troca de registro em rede que fica na av. Ipanema. Crédito da foto: Divulgação / Secom

O abastecimento de água para os jardins Planalto, Ipanema, Novo Horizonte, Nova Ipanema, Betânia, Rodrigo, Luciana Maria, Sol Nascente, Monterrei, Califórnia, Marli, Itapoã e Nápoli e nos bairros Nova Sorocaba, Recreio Marajoara, Jacutinga e vila Helena será interrompido nesta quarta-feira (26). Isto deve ocorrer por conta de uma nova intervenção para viabilizar obras do BRT.

Conforme o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a substituição do registro de uma descarga de água em uma rede de distribuição de 400 milímetros de diâmetro será feita na avenida Ipanema, próximo ao número 3.400.

A previsão é de que o trabalho comece por volta das 8h e se estenda até às 12h.

Intervenção na tublação

A necessidade da troca do registro da descarga antigo por um novo antecipa uma ação agendada para setembro. Na ocasião, o Saae precisará realizar um desvio nessa tubulação. Isto se deve por causa das obras do novo sistema de transporte coletivo que vem sendo implantado na cidade, o BRT. Além disso, tem os dispositivos que fazem parte dessa tubulação e que precisam estar renovados e em pleno funcionamento quando o remanejamento for executado.

As descargas existentes no sistema de distribuição de água são utilizadas para descartar água com alterações em seu aspecto. Ou seja, devido à manutenção em que acaba entrando terra na tubulação; para esgotar a água que esteja dentro de uma rede e desta forma possibilitar a sua manutenção em casos de vazamento. Além disso, a obra servirá para expelir ar que esteja obstruindo a passagem de água.

Interrupção do abastecimento

Para que não haja transtornos devido à interrupção momentânea do abastecimento, o Saae orienta os munícipes residentes nos bairros envolvidos a manter suas caixas d’água com capacidade total e a fazer uso da água com economia.

Assim que a ação estiver concluída, a rede em que está instalado o dispositivo de descarga, que terá o registro substituído, será novamente colocada em carga. Assim, a distribuição de água será gradativamente retomada ao longo do dia. (Da Redação, com informações da Secom)