Sorocaba e Região

Obra de recuperação do asfalto causa lentidão na Dom Aguirre

Motoristas reclamam da lentidão do tráfego em uma das principais vias de Sorocaba
Motoristas encaram longas filas para trafegar pela avenida Dom Aguirre. Crédito da foto: Emídio Marques (24/4/2019)

Os motoristas que trafegam pela avenida Dom Aguirre precisam de paciência para encarar o trânsito em uma das vias mais importantes de Sorocaba. A lentidão tem sido provocada pelas obras de recuperação asfáltica no sentido bairro-centro do trecho entre a rua Porfhyrio Loureiro e a Praça Lions.

Nesta quarta-feira (24), o trabalho de recuperação do asfalto teve início às 9h e será encerrado por volta das 16h. Segundo a Urbes, a via será liberada somente após o término das obras.

As obras de recapeamento em trechos da avenida Dom Aguirre têm gerado diversas reclamações dos motoristas por conta da lentidão na via. Eles alegam que, durante o dia, as obras causam congestionamentos.

Trabalhadores atuam no asfalto da Dom Aguirre, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (24/2/2019)

A Urbes afirma que agentes de trânsito estão no local para garantir a segurança dos motoristas, além de sinalização na via. Os motoristas também questionam o fato de que, na noite de terça-feira (23), foram surpreendidos com diversos desníveis ao longo da avenida, mas a Urbes informa que os mesmos estão sendo nivelados com as obras que ocorrem na Dom Aguirre.

Leia mais  Trio é preso com quase 2 mil porções de drogas no Nova Esperança

 

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), as obras de recuperação asfáltica na avenida Dom Aguirre ocorrem desde o início de abril. Não foi informado o prazo para o término dos trabalhos. (Ana Cláudia Martins)

Secretário justifica necessidade do serviço

O secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, disse que a decisão de fazer a recuperação asfáltica da Dom Aguirre foi técnica e que ele atendeu a um pedido do prefeito José Crespo (DEM), após um acidente ocorrido no local com um motociclista por conta de um buraco na via.

“Muito se tem falado que a avenida não precisaria dessas intervenções, o que não é verdade. Se você for fazer uma análise técnica de engenharia do pavimento da Dom Aguirre há alguns trechos que já começam a sofrer um desgaste natural acentuado, o que demanda uma intervenção no sentido de resguardar aquele pavimento”, aponta Pilão.

Secretário Pilão diz que é difícil trabalhar fora do horário comercial. Crédito da foto: Divulgação / Cruzeiro FM 92,3

“Em alguns pontos da avenida já estavam aparecendo alguns buracos e um tempo atrás tivemos um acidente com um motociclista, ali próximo ao Supeco (supermercado), por causa de um buraco inclusive.

Preocupado com esses problemas na Dom Aguirre, o prefeito pediu para que nós iniciássemos o mais rapidamente possível a recuperação da avenida”, disse.

Sobre o horário das obras, o secretário afirma que tem recebido algumas queixas, mas que “fica difícil para a Prefeitura de Sorocaba trabalhar fora do horário comercial”.

“Na verdade, a gente já inicia um pouco fora do horário comercial para atrapalhar um pouco menos o trânsito na via. Então, os trabalhos começam às 9h e terminam entre 15h30 e 16h para não atrapalhar no horário de pico”, diz.

Pilão ressalta ainda que “fica muito difícil fazer o trabalho em horário noturno ou de madrugada porque isso eleva o custo da obra. “Elevando os custos, automaticamente, vou conseguir fazer menos com o dinheiro disponível. Então, a gente precisa otimizar os recursos públicos, que já são escassos”, diz o secretário. (A.C.M.)

Leia mais  Asfalto para a av. Três de Março

 

Paço diz que segunda obra vai ser à noite

Em nota, a Prefeitura informou que faz a recuperação na avenida Dom Aguirre de “pavimentos que estão fissurados, apresentando craquelamento.

Com infiltrações devido a chuvas, essas fissuras se desplacam e causam panelas (buracos). Após a fresa, é aplicado a emulsão e massa CBUQ”. Informou que na próxima segunda-feira o serviço será feito à noite.

Sobre o fato de existirem outras vias em situação pior, a Prefeitura destacou que “a avenida Dom Aguirre é a principal via de Sorocaba, devendo estar sempre em boas condições pois recebe em torno de 90 mil veículos por dia, nos dois sentidos”.

Além disso, informou que “o critério adotado é a priorização das vias principais e com circulação de ônibus, as demais vias escolhidas são inseridas no cronograma e disponibilidade financeira da Serpo”. (Da Redação)

Comentários

CLASSICRUZEIRO