Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obra de nova rua, no centro de Sorocaba, está parada há quatro anos

14 de Julho de 2020 às 00:12

Abertura da rua que se chamará Pedro Hirofumi Nakazoni virou estacionamento irregular de veículos; vizinhos reclamam. Crédito da foto: Fábiio Rogério (13/7/2020)

Passados mais de quatro anos desde que foi aberto com propósito de alongar a rua Saldanha da Gama, no centro, o acesso existente entre as ruas Padre Luiz e Francisco Scarpa ainda não foi concluído. Atualmente, a via tem sido usada como estacionamento irregular e é alvo recorrente de reclamação de comerciantes e moradores do entorno que também denunciam acúmulo de lixo e sensação de insegurança.

O problema se arrasta desde 2017. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, há uma questão jurídica, pois a desapropriação de dois imóveis não foi feita de maneira amigável e resultou em processos judiciais.

De acordo com Secretaria Jurídica (SAJ), a Prefeitura está discutindo com os proprietários sobre o valor da indenização. “Como a desapropriação ainda não foi concluída, não há como prosseguir com as obras”. Por esta razão, a administração municipal não informou qual previsão de concluir o prolongamento da rua.

Sensação de insegurança

No início do ano passado o Cruzeiro do Sul já havia relatado a sensação de inseguranças de vizinhos que relatavam presença de usuários de drogas e ocorrência de furtos. Em agosto de 2017 a Prefeitura chegou a informar que planejava o fechamento do acesso até que toda questão judicial pendente para o início das obras estivesse resolvida. mas a via se manteve aberta e, agora, funciona como estacionamento irregular. A prefeitura não respondeu que medidas tomará para manter a área limpa ou cercada.

O alongamento da rua Saldanha da Gama, que no trecho entre as ruas Padre Luiz e Francisco Scarpa se chamará Pedro Hirofumi Nakazoni, apresentava, em seu projeto, um acordo firmado junto a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura local e o Pátio Cianê Empreendimentos Imobiliários, como forma de compensar os impactos sofridos pelo trânsito, na região, com a implantação do empreendimento, inaugurado em 2013. Ainda que o shopping realize a obra de abertura e pavimentação da via, a Prefeitura é a responsável pela desapropriação dos imóveis, ao custo estimado em R$ 1,1 milhão.

[irp posts="270759" ]

 

Em agosto de 2017, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos, que a área já desapropriada não tinha as dimensões necessárias para a abertura da nova via, especificando que isso dependia de quatro imóveis, dos quais dois já haviam sido desapropriados e demolidos pela administração passada, e que a desapropriação dos demais ainda era discutida na justiça.

Projeto original

Conforme o projeto original, a abertura do acesso de 115 metros vai possibilitar que os veículos vindos da rua Saldanha da Gama acessem diretamente a Francisco Scarpa, em direção à praça da Bandeira. De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, a interligação contará com semáforo que permitirá readequar a circulação de tráfego de veículos no entorno da praça da Bandeira. (Felipe Shikama)