Buscar no Cruzeiro

Buscar

Número de leitos para Covid-19 segue preocupante em Sorocaba

16 de Julho de 2020 às 00:03
Marcel Scinocca [email protected]

SES cria comissão de revisão de óbitos Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/5/2020)

Apesar de apresentar aumento diário moderado de casos de novo coronavírus (Covid-19), Sorocaba continua em situação preocupante quanto à disponibilidade de leitos para pacientes com confirmação ou suspeita da a doença. Ontem (15) o hospital de campanha, por exemplo, voltou a apresentar taxa de ocupação na casa dos 80%, e na rede privada, uma unidade chegou ao limite. No mesmo dia, quatro mortes foram notificadas.

De acordo com o censo diário de leitos da Secretaria da Saúde (SES), em toda a rede pública de saúde de Sorocaba (Estado e município), a cidade tinha apenas cinco leitos de UTI disponíveis, sendo um na Santa Casa, um no Novo Regional Adib Jatene e um três no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Os três leitos de estabilização do hospital de campanha estavam ocupados.

Na rede privada, o hospital Unimed estava com todas as suas 15 vagas de UTI ocupadas. O Evangélico tinha ocupação acima de 84%, com duas vagas disponíveis de um total de 13. O Samaritano tinha oito leitos ocupados em 20.

No caso de leitos de enfermaria, o hospital de campanha voltou a apresentar 80% de ocupação, com 32 pacientes. A Santa Casa tinha ocupação de 100%. O mesmo ocorria com o CHS e o Adib Jatene. Exclusivamente de Sorocaba, 83 munícipes ocupavam leitos de UTI.

Mortes

A cidade registrou nesta quarta-feira (15) quatro novas mortes, elevando o número total de vidas perdidas na pandemia para 178. Os óbitos são de três homens e uma mulher, com idades entre 48 e 65 anos. Três deles tinham comorbidade. As mortes ocorreram entre 11 de 15 de julho, sendo três em Sorocaba, em hospitais públicos, e uma na cidade de Votorantim. Sorocaba ainda tem dois óbitos em investigação.

Casos

Na mesma data, Sorocaba recebeu a notificação de mais 62 casos confirmados da Covid-19. Com isso, a cidade chegou ao total de 8.490 positivações. Desde o dia 9 de julho, quarta-feira da semana passada, a cidade tem apresentado números mais moderados de casos confirmados.

[irp posts="191750" ]

 

Os pacientes recuperados são 7.567. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 15.244. A cidade também passou de 406 para 371 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)