Buscar no Cruzeiro

Buscar

Número de internados por causa da Covid-19 segue caindo em Sorocaba

19 de Agosto de 2020 às 00:07
Marcel Scinocca [email protected]

Número de internados por causa da Covid-19 segue caindo em Sorocaba Crédito da foto: Arte Jornal Cruzeiro do Sul

O número de pacientes de Sorocaba internados na cidade com confirmação do novo coronavírus é o menor dos últimos 72 dias, conforme levantamento realizado pelo jornal Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (18), com base no histórico divulgado pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). A cidade já apresenta 12.719 pessoas recuperadas.

De acordo com as informações, 58 pacientes estavam internados em unidades de saúde da cidade, sendo que 28 eram em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Esse número só não é menor que o registrado em 7 de junho, quando 48 pessoas estavam em leitos de UTI da cidade.

Ainda conforme o levantamento, o número total de pessoas internadas em UTI, contando com os casos confirmados e suspeitos, é o menor desde 13 de agosto. O total de pacientes de Sorocaba, internados na cidade em toda a rede e em leitos clínicos e de UTI, era de 143. Também é o menor desde 13 de agosto. Por outro lado, houve aumento pequeno no número de pacientes com suspeita do novo coronavírus e em leitos clínicos - um.

Número de mortes

A SES registrou cinco novas mortes confirmadas da Covid-19 nesta terça-feira (18). Com isso, o número de óbitos aumentou para 315. Os pacientes, sendo duas mulheres e três homens, tinham idade entre 56 e 101 anos. Todos tinham comorbidades. Das cinco mortes, três ocorreram em unidades públicas de saúde. Os óbitos ocorreram entre 29 de junho e 18 de agosto.

Nessas mortes, chama a atenção o fato de uma delas ter ocorrido em 29 de junho em um hospitalar da cidade. O fato é que o município divulgou que nenhuma morte estava em investigação na segunda-feira (17). Conforme a SES, novamente, não há óbitos em investigação.

Número de internados por causa da Covid-19 segue caindo em Sorocaba Crédito da foto: Divulgação

Casos em números

Já os casos confirmados com a doença passaram de 13.405 para 13.531 na cidade, com a notificação de mais 126 novos casos. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 439. Os recuperados já somam 12.719.

A cidade também passou de 280 para 439 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 27.792.

Número de leitos

Com relação a taxa de ocupação de leitos, que inclui pacientes de outras cidades, houve redução nas taxas de UTI do Novo Regional Adib Jatene, na comparação de terça-feira com a segunda-feira (17). Três dos 30 leitos estavam vagos.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) manteve 16 dos 21 leitos de UTI ocupados. A Santa Casa tinha cinco leitos vazios dos 40 possíveis. Na rede privada, a taxa de ocupação era menor de 67% em todos os três hospitais da cidade - Unimed, Evangélico e Samaritano.

Com relação aos leitos clínicos, a Santa Casa voltou a apresentar 100% de ocupação em seus 10 leitos. Adib Jatene e CHS tinham taxa abaixo de 88%. O hospital de campanha tinha taxa de ocupação de 25%, com 19 leitos ocupados. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos