Número de internações por Covid na cidade é o menor em 3 meses
Crédito da foto: Vinícius Fonseca (10/7/2020)
O número de internações em Sorocaba, motivados pela pandemia de coronavírus, é o menor em três meses. As informações estão em um levantamento do Cruzeiro do Sul, realizado ontem (8), com base em informações oficiais da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). Na data, a cidade também registrou quatro mortes e 48 novos casos confirmados da doença.
Pelas informações, o número de 92 internações registrados ontem (8) só não é menor que o total registrado em 5 de junho, quando 82 pessoas estavam internadas na cidade. Ou seja, é o melhor resultado em 94 dias.
Ainda sobre essas internações, levando em consideração o pico, registrado em 19 de julho, quando 223 pessoas estavam internadas, houve uma redução nas internações de 59% em 51 dias. O total de pessoas internadas em UTI é o menor desde 19 de junho, com quarenta registros. Houve redução também no número de pacientes internados em leitos clínicos. Os dados ainda mostram redução no número de internações por suspeita e com a confirmação da doença.
Vale ressaltar que as informações são referentes ao dia de ontem (8). O levantamento leva em consideração somente os pacientes de Sorocaba, com suspeita ou confirmação da doença e que estavam internados em leitos clínicos e de UTI.
Casos
Com 48 novas notificações, o número de casos confirmados com a doença em Sorocaba passou de 15.808 para 15.856. Do total de confirmados, 51 estavam internados -- 21 em UTI. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era 297.
A cidade também passou de 639 para 525 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 41 estavam internados em hospitais da cidade, sendo dezenove em UTI. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 37.898. Sorocaba já registrou 15.146 recuperados da Covid-19.
Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 362. Houve quatro novos registros. As vítimas tinham entre 66 e 94 anos. Todas apresentavam comorbidades, sendo diabetes e cardiopatia. As mortes ocorrem na rede pública de saúde, sendo que uma delas em unidade de urgência e emergência. Três mortes ocorreram entre 1º e 7 de setembro. Uma das vítimas não teve a data do falecimento divulgado.
Taxa de ocupação
Sobre a taxa de ocupação de leitos em Sorocaba, considerando os locais que atendem pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19, todas as unidades públicas apresentaram taxa abaixo de 60% nos leitos de UTI. Com relação aos leitos clínicos, apenas a Santa Casa manteve 100% de seus dez leitos ocupados. Nas demais unidades, a taxa de ocupação estava abaixo de 63%.
Na rede privada, Samaritano, Unimed e Evangélico tinham taxa de ocupação abaixo de 47% nos leitos de UTI. No casos dos leitos clínicos, o Samaritano tinha menos de 31%. Já o Evangélico uma a taxa mais baixa, 25%. Por fim o hospital Unimed tinha taxa próxima de 80%. (Marcel Scinocca)