Buscar no Cruzeiro

Buscar

Núcleo de Acolhimento da Covid começa a atender em Votorantim

07 de Abril de 2021 às 00:01

Núcleo de Acolhimento da Covid começa a atender em Votorantim Serviço funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Heitor Avino (Postão), no centro. Crédito da foto: Secom Votorantim

Começa a funcionar hoje (7), em Votorantim, o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento da Covid-19. O serviço funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Heitor Avino, conhecido como “Postão”, localizada anexo ao hospital municipal, no centro.

O núcleo terá o objetivo de acolher pacientes com casos leves e moderados de Covid-19. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Os pacientes, primeiramente, passarão por uma triagem. As pessoas com casos considerados leves serão orientadas e medicadas.

Os casos classificados como moderados serão encaminhados para uma área de acolhimento. Já os pacientes graves serão levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí. Uma ambulância ficará disponível no núcleo em caso de transferência de uma pessoa doente.

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento da Covid-19 será possível graças a um termo de fomento da Secretaria de Saúde com o Instituto Moriah. A parte de mão de obra será da organização privada, além de exames de raio-x para a conclusão de diagnósticos.

Na Vila Garcia

Também hoje, a Prefeitura de Votorantim vai reativar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia. A cerimônia de reinauguração será às 15h. O processo de revitalização do prédio contou com ampliação da área interna, pintura, reforma da parte elétrica e eliminação de infiltrações por meio do telhado. Durante a semana, o trabalho de revitalização da UBS Vila Garcia continuará na área externa. Melhorias têm sido feitas no estacionamento interno e no sistema de iluminação.

As obras na UBS da Vila Garcia tiveram início em 29 de junho de 2020. A previsão era de finalizar o trabalho quatro meses depois, mas a reforma foi paralisada e retomada no início deste ano.

Como havia previsto a Secretaria de Saúde no fim de fevereiro, a retomada dos serviços de saúde na UBS da Vila Garcia ocorrerá neste início de abril. (Da Redação, com informações da Secom Votorantim)