Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novos hidrômetros vão combater as perdas de água tratada em Sorocaba

13 de Março de 2019 às 10:37
Ana Claudia Martins [email protected]

Uma das ações do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água Tratada e Receita Diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Crédito da foto: Emídio Marques (13/3/2019)

Os novos hidrômetros que estão sendo instalados nas residências de Sorocaba foram apresentados na manhã desta quarta-feira (13) pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A mudança dos equipamentos antigos começou no ano passado e até o momento já foram trocados mais de 43 mil unidades.

De acordo com o Saae, os novos hidrômetros são trocados gratuitamente sem custos para os moradores. Além disso, os equipamentos são certificados pelo Inmetro, o que garante alto grau de confiabilidade em suas leituras dos volumes efetivamente consumidos e promovem o uso consciente da água.

Os hidrômetros foram apresentados pelo diretor do Saae, Ronald Pereira Hidrômetro novo (à esquerda) e antigo (à direita) são apresentados pelo Saae de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (13/3/2019)

Segundo o diretor-geral do Saae de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, a cidade tem hoje cerca de 228 mil hidrômetros instalados. Cada mês são feitas em média 400 novas ligações.

[irp posts="79177" ]

 

Ronald afirma que a troca dos equipamentos antigos pelos novos hidrômetros é necessária para combater as perdas da água tratada e de receita do Saae. Segundo ele, a perda do volume de água tratada é de 30% atualmente.

35 mil hidrômetros antigos são substituídos pelo Saae Funcionário do Saae verifica um hidrômetro instalado em Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

Já o diretor operacional do Saae de Sorocaba, Marcelo Moreto, disse que os novos hidrômetros são mais modernos, eficientes e possuem uma leitura mais correta do volume efetivamente consumido nas residências, o que representa praticamente 100% de exatidão. Deste modo, os consumidores devem ficar bastante atentos com possíveis vazamentos nas residências e com o desperdício de água, pois com os novos equipamentos todo e qualquer consumo de água será computado pelos novos hidrômetros.

Moreto aponta, por exemplo, que até a quantidade de água das descargas nos vasos sanitários, que não são contabilizadas pelos equipamentos antigos, serão computada pelos novos hidrômetros, assim como torneiras pingando e toda e qualquer água consumida nas residências. O Saae disse ainda que as trocas dos hidrômetros estão sendo feitas por etapas e que trata-se de um processo contínuo.

O evento para a apresentação dos novos hidrômetros ocorreu nesta quarta-feira (13) no Centro Operacional do Saae, situado na avenida Comendador Camilo Julio. (Ana Cláudia Martins)