Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo Regional beira a ocupação máxima de leitos para coronavírus em Sorocaba

28 de Abril de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Novo Regional beira a ocupação máxima de leitos Hospital Regional Adib Jatene é referência para atendimento SUS de 47 municípios, além de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/4/2018)

O novo Hospital Regional Adib Jatene, às margens da rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, tem a maior taxa de ocupação de leitos destinados para atendimento específico de portadores de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (SES).

Conforme a pasta, dos 15 leitos clínicos pactuados, 86% estavam ocupados na data. O censo da SES aponta ainda que, do total de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pactuados, 95% deles estavam ocupados. O hospital é referência para atendimento de 47 municípios, além de Sorocaba.

Das demais unidades de saúde que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa possui 20 leitos clínicos pactuados, dos quais 30% deles estavam ocupados. Já no caso dos leitos de UTI, a Santa Casa tem outros 20 pactuados, dos quais 15% estavam ocupados.

Já o hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) tinha 20% de taxa de ocupação para Covid-19 em suas cinco unidades de leitos clínicos. A vaga de UTI pactuada não estava sendo usada.

Rede privada

A pedido do jornal Cruzeiro do Sul, a SES também divulgou a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 na rede privada. O hospital Evangélico tinha 30% dos seus 10 leitos clínicos ocupados no levantamento. No caso de leitos de UTI, a taxa de ocupação era de 47% dos 15 leitos disponíveis.

No Samaritano, dos 26 leitos clínicos, 16% estavam ocupados. No caso dos 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação era de 60%. O hospital é referência para toda a rede de conveniados Notre Dame.

Por fim, o hospital Unimed possuía 70% de ocupação de seus 24 leitos clínicos. No caso dos leitos de UTI, essa taxa de ocupação caía para 30%. A unidade possuí, segundo a SES, 20 leitos para Covid-19.

Vale frisar que os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba se referem a um retrato somente da situação de ontem. (Marcel Scinocca)