Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo Ônibus Rosa inicia atendimentos às mulheres nesta segunda

03 de Outubro de 2020 às 21:27

O novo Ônibus Rosa atenderá de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. Crédito da foto: Secom/Soorcaba.

Para fortalecer a assistência à saúde das mulheres durante a campanha Outubro Rosa, o novo Ônibus Rosa começa a atender nesta segunda-feira (5).

O primeiro local a receber a unidade móvel será a Policlínica Municipal de Especialidades "Edward Maluf", situada na rua Senador Roberto Simonsen, s/n. O ônibus ficará na unidade nesta primeira semana e futuramente voltará a prestar o atendimento itinerante pela cidade.

O novo Ônibus Rosa atenderá de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. Serão distribuídas 16 senhas por dia por ordem de chegada, a partir das 7h. A unidade da mulher oferece coleta de papanicolau; testes rápidos para diagnosticar HIV e sífilis; exame de mamas; solicitação de mamografias e orientações em geral sobre a saúde da mulher.

Para ser atendida é necessário levar um documento de identidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS) para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Novo ônibus

A Prefeitura de Sorocaba anunciou a entrega do novo Ônibus Rosa no dia 14 de agosto. A nova unidade substituiu o antigo veículo, usado por aproximadamente 20 anos que já apresentava problemas mecânicos.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), a nova unidade móvel de saúde foi possibilitada pela doação do veículo pelo Grupo Mobi Brasil, em março. O Ônibus da Mulher vai manter o atendimento percorrendo vários pontos da cidade, oferecendo atenção preventiva à saúde do público feminino.

Novo layout escolhido pela população

O novo layout do Ônibus Rosa foi escolhido por meio de uma enquete pelo voto popular. Quatro modelos foram disponibilizados para a votação no site e redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, em março.

O modelo 2 foi o vencedor contabilizando 943 votos populares, ou 57,3% de um total de 1.645 votantes. Na segunda colocação apareceu o modelo 4 com 306 votos (18,6%) e em terceiro o modelo 1, com 238 votos (14,5%). Na última colocação ficou o modelo 3, com 158 votos (9,6%).

Palestras

A Semana Outubro Rosa da Urbes -- Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) prossegue com novas palestras. Nesta segunda (5), a professora aposentada Glynis Ramos compartilha sua experiência sobre o enfrentamento ao câncer de mama e a acupunturista Renata Pereira atende as funcionárias. Na terça (6) a nutricionista Jéssica Paixão fala sobre nutrição e saúde, e na quarta (7), o delegado Marcelo Santos expõe o tema violência contra a mulher.

Na quinta-feira (8) a médica geriátrica Cláudia Latorre Palma fala sobre saúde e enfrentamento ao câncer; e na sexta-feira (9), a fotógrafa Egle Lima fecha a semana expondo o tema “Representatividade: mulheres e histórias”. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)