Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo aparelho de radioterapia da Santa Casa fica para maio

06 de Abril de 2019 às 07:06

Novo aparelho de radioterapia fica para maio Aparelho chegou à Santa Casa em 31 de outubro de 2018 - Foto: Ministério da Saúde / Reprodução

Atualizada Às 10h46 (08/04/2019)

 

A operação do novo aparelho de radioterapia destinado à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba pelo Ministério da Saúde tem como empecilho agora, de acordo com o hospital, um defeito no sistema de refrigeração (chiller). Para realizar a troca, será necessária uma solicitação ao Ministério da Saúde e a expectativa dos gestores do hospital é de que a substituição ocorra nos próximos dias. Após diversas mudanças de prazo, segundo o último informe do órgão, a previsão de inauguração do aparelho é para 23 de maio.

O equipamento chegou ao hospital em 31 de outubro do ano passado, por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, que também foi o responsável pela edificação do espaço que abriga a máquina -- chamado de casamata -- e seus componentes. Por isso, de acordo com o hospital, é necessário o trâmite junto ao Ministério. O órgão já teria sido informado sobre a solicitação.

O Ministério da Saúde afirmou que retomou a obra do Plano de Expansão de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. A pasta confirma que a obra foi executada, porém necessita de ajustes nos sistemas de climatização dos equipamentos. Segundo o órgão, essa etapa já está em serviço de regularização pela contratada. Após o início o prazo para conclusão da solução de refrigeração é de 30 dias. O Ministério ressalta que a obra de interligação entre a estrutura do acelerador linear e a Santa Casa é de responsabilidade do próprio hospital.

[irp posts="65636" ]

 

Conforme explica o médico José Carlos Menegoci, coordenador da radioterapia da Santa Casa, o acelerador linear -- equipamento utilizado na radioterapia -- precisa operar em um ambiente com condições de temperatura específica, em torno de 19 graus. “A gente torce para que resolva logo esse detalhe”, disse. No mês passado, o hospital aguardava apenas a visita de técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para liberar a licença de operação. Contudo, o procedimento só poderá ocorrer após todos os equipamentos estarem em funcionamento. O presidente da Irmandade da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, afirmou que os esforços são para que o novo aparelho funcione o quanto antes. “Se Deus quiser, vamos conseguir e estamos fazendo de tudo para agilizar os processos”, disse.

Radioterapia

A Santa Casa reativou a radioterapia em julho de 2017, após quase dois anos sem o serviço. A reativação foi possível com a obtenção de um aparelho de cobaltoterapia por meio de doação. A expectativa com o aparelho enviado pelo governo federal, que é mais moderno, é a aprimoração do atendimento.