Covid-19 Sorocaba e Região

Nova ala de UTI na Santa Casa pode ser usada para paciente com coronavírus

O novo espaço terá 20 leitos, informou o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba
Santa Casa de Sorocaba pode ‘parar a qualquer momento’, diz gestor
Fachada da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (3/9/2019)

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba apresentou na tarde segunda-feira (23) uma nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela terá 20 leitos.

Parte dos leitos poderá ser usado para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. O anúncio foi feito pelo gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior.

Conforme ele, todo o trabalho durou duas semanas. A Santa Casa tinha 20 leitos disponíveis para UTI. Em fevereiro, ao assinar o Plano Operativo Assistencial (POA), 20 novos leitos foram contratados. “E agora, estamos aumento 20 leitos em uma antiga ala, uma antiga UTI que nós tínhamos na Santa Casa.”

Leia mais  Sorocaba tem 15 pacientes internados com suspeita de coronavírus

 

No total, serão 60 leitos. Futuramente, conforme ele, desse total de leitos, 20 serão para pacientes com coronavírus. “Logicamente que esses 20, mas pode ser que dos 60, passe 40 para o ‘corona’. Vai depender da demanda da cidade e das possíveis complicações que teremos”, afirma.

Reunião

Ainda de acordo com o padre, no domingo (22) houve um encontro entre ele, o secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, do deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e Milton Palma, diretor do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, e de Fernando Brum. “Escolhemos novos locais para essas ampliações. Além da UTI, teremos lugares especiais para atender os pacientes, com coronavírus”, diz Flávio. “Agradeço a Deus, a prefeita Jaqueline [Coutinho] e sua equipe de Saúde, bem como a maravilhosa equipe da Santa Casa que está trabalhando por e com amor”, termina. (Marcel Scinocca)

Comentários