Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriado

Dia de Finados prevê aumento de 3% no comércio de flores em Sorocaba

Atingindo os últimos 10 dias do mês de outubro, gerente da Ceagesp explica que a data deste ano favorece as movimentações

26 de Outubro de 2026 às 19:54
Sabrina Alves [email protected]
 CEAGESP irá promover a Feira de Flores de Sorocaba durante os três dias antecedentes ao feriado
Ceagesp promove a Feira de Flores de Sorocaba durante os três dias antecedentes ao feriado (Crédito: Divulgação )

Com a chegada do Dia dos Finados, celebrado no dia 2 de novembro, o comércio de Sorocaba e região se prepara para as expectativas de vendas e movimentações na compra de flores. No Entreposto da Ceagesp em Sorocaba (Cesor), a data é considerada uma das mais importantes para o comércio florista local, principalmente nos dias anteriores ao feriado, em que a expectativa segue positivas e com previsões de até 3% do crescimento comparado ao ano passado.

De acordo com os dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (Sedes), em outubro de 2025, houve um registro de cerca de 494,84 toneladas de flores e plantas ornamentais comercializadas pela Feira de Flores local, com uma movimentação financeira de R$ 1.252.854,99. “Apenas de flores, foram 85,16 toneladas”, explica Wilson Roberto Caveden, gerente da unidade.

Segundo Wilson, as vendas aumentam gradualmente com a aproximação do feriado, podendo atingir principalmente os últimos 10 dias do mês de outubro, assim como em 2025.

Ele também informa que no ano passado, foi obtido um aumento médio da ordem de 57% na quantidade de flores comercializadas, comparada com os primeiros vinte dias do mesmo mês. Essas porcentagens foram captadas através de registros anteriores considerando os dias próximos à data.

A estimativa para outubro de 2026 segue com expectativas de vendas de até 3% comparada ao ano passado e ainda de acordo com Wilson, o dia da semana em que o feriado deste ano é celebrado, favorece na comercialização. “Como neste ano 02/11 cai em uma segunda-feira, a tendência é de o movimento nos dias 28, 30 e 31/10 ter um crescimento significativo”, ele afirma.

Entre as líderes de venda, as flores mais populares são kalanchoe, ocupando a primeira posição com 20% sobre o total das vendas, em segundo a begônia com 11% e a em terceiro, a tango com 3% das compras. Crisântemo, girassol, rosa e suculentas em geral também participam do ranking.

O Mercado de Flores da Ceagesp irá promover a Feira de Flores de Sorocaba durante os três dias antecedentes à data. Na quarta-feira (28), a exposição segue das 7h às 13h e das 17h às 22h. Já na sexta-feira (30) e no domingo (31), a feira será realizada das 7h às 13h. O Ceagesp está localizado na rua Terêncio Costa Dias, 300, Parque Santa Izabel, Sorocaba. (Sabrina Alves - programa de estágio)