Crime
Homem é preso por maus-tratos contra cadela que precisou passar por eutanásia em Sorocaba
Vitória, de aproximadamente oito meses, apresentava cinomose em estágio grave, desnutrição extrema e alterações neurológicas
Um homem foi preso em flagrante por maus-tratos contra uma cadela na tarde desta quarta-feira (7), no Jardim Itanguá II, em Sorocaba. O animal, chamado Vitória, de aproximadamente oito meses, foi resgatado em estado grave e encaminhado para atendimento veterinário, mas precisou passar por eutanásia devido às condições de saúde.
Segundo a Polícia Militar, após uma moradora acionar a corporação e relatar que a cadela, mantida em uma residência vizinha, chorava desde a madrugada. A mulher suspeitava que o animal estivesse em situação de abandono e necessitasse de atendimento veterinário.
Os policiais entraram em contato com o tutor, que compareceu ao imóvel, autorizou a entrada da equipe e permitiu a retirada da cadela. Vitória foi encaminhada a uma clínica veterinária para avaliação.
De acordo com o laudo emitido pela Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso), a cadela apresentava alterações neurológicas, desidratação moderada, secreções nos olhos e no nariz, além da presença de pulgas e carrapatos. O exame também confirmou resultado positivo para cinomose, doença viral que pode provocar complicações graves.
O documento descreveu ainda um quadro de caquexia, condição caracterizada por emagrecimento extremo. Vitória pesava 8,5 quilos e, diante da gravidade de seu estado clínico, recebeu indicação de eutanásia. O procedimento foi realizado.
O tutor foi conduzido ao Plantão Policial de Sorocaba, onde o caso foi registrado como maus-tratos contra animais. Após os procedimentos de polícia judiciária, o homem permaneceu preso à disposição da Justiça.
Galeria
Confira a galeria de fotos