Eleições 2026
Fernanda Garcia defende políticas para mulheres e reciclagem
Candidata a deputada estadual pelo PSOL propõe ampliar a rede de apoio às mulheres e fortalecer a educação pública
Vereadora de Sorocaba e candidata a deputada estadual pelo PSOL, Fernanda Garcia afirma que pretende levar à Assembleia pautas relacionadas aos direitos das mulheres, educação, meio ambiente e inclusão social. Entre as propostas estão mudanças na rede de saúde, projetos de reciclagem nas periferias e maior fiscalização dos recursos públicos.
Saúde e educação
Na saúde, Fernanda defende a ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias, com metas, prazos e transparência nas filas de espera. Para Sorocaba e região, propõe fortalecer a rede regional e avançar em políticas voltadas às mulheres na menopausa, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idosos.
Entre as propostas está a implantação de uma Casa Municipal de Idosos, com acolhimento e suporte às famílias. A candidata afirma que pretende atuar para ampliar políticas públicas voltadas a esses grupos e melhorar o atendimento regional.
Professora, Fernanda defende mais investimentos na educação pública, além da valorização e autonomia de professores e estudantes. Também pretende atuar pela Lei Afro-Brasileira, pela educação antirracista, contra o preconceito religioso e pela Lei Maria da Penha nas escolas.
A candidata afirma ainda que pretende defender melhores condições de trabalho, estrutura e atenção à saúde mental dos profissionais da educação, área que considera especialmente desgastante para quem atua diariamente em sala de aula.
Segurança e empregos
Na segurança pública, Fernanda considera que a criminalidade também precisa ser enfrentada a partir das desigualdades sociais. A candidata defende uma política que evite a discriminação de moradores das periferias e dos jovens negros.
Entre as propostas estão o fortalecimento da segurança pública, a ampliação da polícia comunitária e ações de apoio à saúde mental dos policiais. Para Fernanda, o enfrentamento da violência deve considerar também as condições sociais das comunidades.
Na economia, Fernanda propõe transformar Sorocaba em referência na reciclagem, aproximando universidades e indústrias de projetos desenvolvidos nas periferias.
A ideia é criar incubadoras de projetos por meio de cooperativas, fortalecendo a formação e a geração de renda para populações vulneráveis. Segundo a candidata, Sorocaba produz 19 mil toneladas de lixo por mês e recicla apenas 2%.
Para Fernanda, ampliar a reciclagem significa também criar oportunidades econômicas nas comunidades, transformando parte dos resíduos em trabalho e renda.
Transporte e meio ambiente
Na mobilidade, Fernanda defende que o planejamento urbano não seja baseado apenas na construção de vias e no asfaltamento. A candidata cita o conceito de "cidades esponja", adotado em cidades da Europa e da Ásia, como referência para repensar a relação entre mobilidade e meio ambiente.
Segundo ela, os investimentos em transporte precisam considerar a preservação ambiental e a qualidade do ar. A proposta é tratar mobilidade e meio ambiente de forma integrada, para que a circulação da população não ocorra em prejuízo das condições ambientais das cidades.
Recursos para a região
Fernanda considera as emendas parlamentares importantes para entidades, hospitais e projetos sociais. Caso seja eleita, afirma que pretende destinar recursos com critérios e transparência.
Na Assembleia Legislativa, também pretende utilizar os instrumentos de fiscalização para acompanhar a aplicação das verbas e cobrar resultados dos investimentos.
Entre as áreas prioritárias estão saúde, educação, universidades, projetos sociais e melhorias nos bairros. A candidata também defende o incentivo à cultura na periferia como uma forma de ampliar o acesso da população às atividades culturais.
Direitos das mulheres
Para o eventual mandato na Assembleia Legislativa, Fernanda coloca a defesa dos direitos das mulheres e da classe trabalhadora como principal bandeira.
A candidata afirma que pretende ampliar para a região a atuação que desenvolve como vereadora, cobrando o funcionamento efetivo da rede de apoio às mulheres e o fortalecimento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), com atendimento 24 horas.
Também pretende atuar no combate às diferentes formas de violência contra as mulheres e às desigualdades. O compromisso, segundo Fernanda, será cobrar políticas públicas de proteção, fortalecer a rede de atendimento e ampliar o acesso das mulheres a seus direitos. (C.M.)