Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cena Custom

Brasil pega a estrada parao Lucky Friends Rodeo

Motociclistas atravessam o país para dois dias de rock, motos, velocidade e liberdade em Sorocaba

05 de Setembro de 2026 às 17:02
Caroline Mendes [email protected]
Mesmo debaixo de chuva, adeptos da cultura custom lotam a nona edição do evento
Mesmo debaixo de chuva, adeptos da cultura custom lotam a nona edição do evento (Crédito: Reinaldo Santos)

A estrada é longa. A moto está pronta. O tanque cheio. Então é só acelerar.

Foi assim que motociclistas de diferentes partes do Brasil chegaram a Sorocaba neste fim de semana para a 9ª edição do Rodeo Lucky Friends. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília e uma porção de outras cidades estão representados na Lucky Friends Arena, onde a cena custom brasileira se encontra para dois dias de rock, motos, velocidade e, claro, muita estrada.

O evento começou ontem (5) e continua hoje (6). São três palcos com shows nacionais e internacionais, provas de Flat Track, marcas do universo custom, gastronomia e, principalmente, aquele movimento de gente chegando, se encontrando e contando histórias de viagem.

Porque no Rodeo Lucky Friends a viagem também faz parte da experiência.

João Paulo veio de Janaúba, em Minas Gerais. Foram cerca de oito horas de moto até Sorocaba. É a segunda vez que participa e ele já trata a viagem como tradição.

"Eu adoro moto, rock e venho sempre com meu primo e a esposa dele. Virou uma tradição", conta.

Do Rio de Janeiro, Larissa Ruiz Vega encarou novamente a estrada. Este é o quinto ano em que ela participa do evento. Chegou na sexta-feira (4) e só vai embora na segunda.

Desta vez, trouxe a amiga Nádia Patriz Alcântara, que está conhecendo o Rodeo pela primeira vez.

"Ela falou que é muito bom, então realmente a gente veio", brincou Nádia, enquanto as duas começavam a explorar as dezenas de barracas espalhadas pela arena.

De Brasília, Eduardo Faad também resolveu trocar a tela do celular pela experiência real. Presidente de um motoclube, ele conhecia o evento pela internet há anos e decidiu finalmente colocar a moto na estrada.

"É uma pegada muito bacana. É um estilo voltado para quem gosta do motociclismo custom mesmo", disse.

Rock, chuva e estrada

E se existe uma coisa que combina com motociclista, rock e estrada é uma chuva no meio do caminho.

Neste sábado, ela apareceu. Mas ninguém pareceu muito preocupado. Afinal, quem já conhece o Rodeo Lucky Friends sabe que a chuva praticamente faz parte da programação.

Carlos Eduardo Corrêa, o Boladão, veio de Campo Mourão, no Paraná, e acompanha o evento desde as primeiras edições.

"A chuva virou tradição. Independentemente de mudar a data ou não, é aquele charme a mais que o pessoal já sabe que vai ter. Com chuva ou sem chuva, o rolê acontece", afirma.

Interação

Entre um show e outro, os motociclistas circulam pela arena, param para conversar, reencontram velhos amigos, conhecem outros tantos e, inevitavelmente, acabam olhando para a moto estacionada ao lado.

É uma cena que lembra por que a cultura custom nunca foi apenas sobre motocicletas. Tem música, roupa, comportamento, amizade, personalização e aquela velha vontade de simplesmente pegar a estrada sem precisar explicar muito bem para onde se está indo.

A jornalista Adriana Frattini acompanha o evento desde a primeira edição e viu essa história crescer em Sorocaba.

"O Rodeo é um evento que marca a vida do motociclista. A pegada custom que o Flavinho trouxe para cá é uma das maiores do Brasil", afirma.

Agora, a estrada trouxe novamente gente de todo o país para o mesmo endereço. E ainda há um dia inteiro pela frente.

Hoje, o Rodeo Lucky Friends continua na Lucky Friends Arena — na rua Antônio Aparecido Ferraz, 945, Parque Santa Isabel — com mais motos, shows, Flat Track, gastronomia e algumas boas histórias para contar quando todo mundo pegar a estrada de volta.