Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Programação do Sesc reforça o protagonismo tecnológico dos povos originários

Realizado de 5 a 15 de agosto, a iniciativa conta com bate-papos, show, cinema e palestras

04 de Agosto de 2026 às 18:52
Da Redação [email protected]
O projeto se baseia nos costumes e conhecimentos dos mais de 300 povos originários do território brasileiro
O projeto se baseia nos costumes e conhecimentos dos mais de 300 povos originários do território brasileiro (Crédito: Divulgação / Sesc)

O Agosto Indígena, realizado em diversas unidades do Sesc em todo o Estado de São Paulo, acontecerá em Sorocaba a partir desta quarta-feira (05) e está voltado às Tecnologias Indígenas. A ação tem como objetivo criar ambientes de visibilidade para os conhecimentos de diversas etnias, por meio de reflexões sobre o conceito de tecnologia, que engloba universo digital, métodos tradicionais, ativismo político e arte. O projeto se baseia nos costumes e conhecimentos dos mais de 300 povos originários do território brasileiro.

A programação conta com exibições de cinema, bate-papos, shows e oficinas, todas com entrada gratuita.

Confira a programação no Sesc Sorocaba:

Show
Suraras do Tapajós
A apresentação celebra os oito anos de trajetória do grupo, primeiro conjunto de carimbó formado por mulheres indígenas no Brasil. Reúne música e dança. Acontece nesta quarta-feira (05), às 20h. Classificação livre.

Bate-papo
Kunhangue Nhemboaty: encontro de mulheres Guarani e partilha de narrativas
O encontro reúne mulheres Guarani de diferentes territórios para um diálogo sobre memórias, conhecimentos e resistência. Ocorre no sábado (08), às 15h. Com classificação livre e vagas limitadas. Retirada de senhas uma hora antes.

Bate-papo
Sistema agrícola do Alto Rio Negro (AM): memórias e saberes ancestrais indígenas
O sistema agrícola tradicional do Alto Rio Negro é uma prática ancestral dos povos indígenas do noroeste amazônico reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Acontece no domingo (09), às 14h. Com classificação de 12 anos e vagas limitadas. Retirada de senhas uma hora antes.

Palestra
Letramentos indígenas: história, línguas e diversidade cultural
A atividade propõe uma reflexão sobre a realidade contemporânea dos povos indígenas, abordando os processos de retomada de territórios, culturas e línguas. Será realizada na terça-feira (11), às 19h. Com classificação de 12 anos e vagas limitadas. Retirada de senhas uma hora antes.

Palestra
O Caminho do Peabiru
Com Casé Angatu, indígena e morador do território Tupinambá, em Olivença (Ilhéus-BA), na Aldeia Gwarini Taba Atã. Será na quarta-feira (12), às 19h. Com classificação livre e vagas limitadas. Retirada de senhas uma hora antes.

Cinema
Replikka
Retrata a tecnologia e a sabedoria indígena, conduzindo o público por uma jornada espiritual sobre identidade, renascimento e perda. Acontece no sábado (15), às 17h. Com classificação de 12 anos e vagas limitadas. Retirada de senhas uma hora antes.

Bate-papo
Pensamento em construção: a sabedoria indígena de Piratá Waurá encontra a experiência cinematográfica de Heloisa Passos
Após a exibição de Replikka, o bate-papo com os diretores propõe um espaço de diálogo e compartilhamento da construção do filme. As trocas entre olhares indígenas e não indígenas tornaram possível a realização da obra. Acontece também no sábado, às 17h30. Com classificação de 12 anos.