Buscar no Cruzeiro

Buscar

Raposo Tavares

Má conservação de ruas de terra no bairro Genebra causa transtornos a moradores

25 de Maio de 2026 às 23:08
Vernihu Oswaldo [email protected]
Transição entre trecho pavimentado e estrada de terra na Estrada da Sede é apontada por moradores como ponto de risco no bairro
Transição entre trecho pavimentado e estrada de terra na Estrada da Sede é apontada por moradores como ponto de risco no bairro (Crédito: VERNIHU OSWALDO)

O bairro Genebra, localizado às margens da rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, enfrenta problemas crônicos devido às más condições de suas vias internas. Durante o período de chuvas, a situação se agrava significativamente: a lama contribui para o surgimento de novos buracos e ainda encobre parte dos problemas nas ruas. Embora a prefeitura realize intervenções pontuais, moradores afirmam que as ações não são suficientes. Um morador do bairro, que preferiu não se identificar, relatou que são frequentes os prejuízos com manutenção de veículos causados por buracos e depressões nas vias.

O impacto vai além dos danos materiais e atinge diretamente a educação e a saúde da comunidade. Ônibus, vans escolares e serviços de transporte especializado para crianças com deficiência enfrentam dificuldades de acesso e, nos dias mais críticos, deixam de circular pelo bairro. O resultado, segundo os moradores, são faltas escolares acumuladas e prejuízos ao desenvolvimento pedagógico das crianças. A entrada de ambulâncias também preocupa os moradores. As principais reclamações se concentram na Estrada da Sede, Estrada do Lago, Estrada da Gruta e Estrada do Marquês.

Recentemente, parte da Estrada da Sede recebeu pavimentação com massa asfáltica. No entanto, a comunidade aponta que um trecho final de aproximadamente 300 metros permaneceu sem asfalto. Segundo os moradores, a transição abrupta tornou o local perigoso, já que motoristas trafegam em velocidade mais alta no trecho pavimentado e acabam sendo surpreendidos pelas condições precárias da estrada de terra.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que as ações de manutenção na região são realizadas regularmente. Segundo a pasta, as últimas intervenções de patrolamento (nivelamento da via) e limpeza ocorreram no início deste mês. A secretaria informou ainda que realiza estudos de viabilidade técnica para aplicação de massa asfáltica no trecho remanescente da Estrada da Sede.

Sobre o transporte, a prefeitura afirmou que as crianças da região já são atendidas pelo Sistema Municipal de Transporte Escolar.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos