Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aproximação

Toyota amplia protagonismo de Sorocaba na América Latina

25 de Maio de 2026 às 22:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Carlos Hingst Corrá, presidente da diretoria executiva da FUA, e Ricardo Castellani, gerente-geral de comunicação da montadora
Carlos Hingst Corrá, presidente da diretoria executiva da FUA, e Ricardo Castellani, gerente-geral de comunicação da montadora (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Representantes da Toyota estiveram na tarde de ontem (25) na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, para reforçar o relacionamento da montadora com a imprensa regional e apresentar os investimentos em andamento em Sorocaba. Participaram do encontro Ricardo Castellani, gerente-geral de comunicação; Karina Arruda, analista de comunicação corporativa; e Aline Cerri, coordenadora de comunicação corporativa.

Segundo Ricardo Castellani, a aproximação com os veículos de comunicação faz parte da estratégia da empresa de manter um diálogo transparente com a sociedade. “A imprensa é extremamente importante para a Toyota, porque acreditamos muito na pluralidade e na independência da imprensa”, comenta.

Castellani também destacou a importância de Sorocaba para as operações da empresa na América Latina. De acordo com ele, a Toyota conta atualmente com cerca de sete mil trabalhadores na cidade e região. “Conversar com essas pessoas, suas famílias e com a sociedade é extremamente importante para nós”, acrescenta.

Durante o encontro, o executivo relembrou o anúncio de R$ 11,5 bilhões em investimentos feito pela montadora em 2024, considerado um dos maiores aportes recentes do setor automotivo no Brasil. Entre os principais projetos estão o lançamento do novo Toyota Yaris Cross e a implantação da segunda fábrica da Toyota em Sorocaba. “Estamos praticamente duplicando a primeira fábrica para receber dois novos veículos”, afirma Castellani.

Segundo ele, a expectativa é de que a nova unidade entre em funcionamento até o fim deste ano ou no início de 2027. O gerente-geral de comunicação também ressaltou que Sorocaba se consolidou como um dos principais polos produtivos da Toyota na América Latina. “Daqui saem veículos para 23 países”, declara.

Conforme Castellani, ao lado da planta instalada na Argentina, a unidade sorocabana é uma das mais estratégicas da montadora no continente. (Da Redação)