Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Pacote de investimentos já está sendo aplicado no CHS

Recurso foi anunciado pelo governo estadual no fim de abril

19 de Maio de 2026 às 22:42
Vernihu Oswaldo [email protected]
Gastos incluem obras, mudanças estruturais e compra de equipamentos para o hospital estadual
Gastos incluem obras, mudanças estruturais e compra de equipamentos para o hospital estadual (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O pacote de aproximadamente R$ 50 milhões anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) começou a ser aplicado na unidade. O investimento inclui obras, mudanças estruturais e compra de equipamentos para o hospital estadual.

Entre as medidas previstas está a ampliação do pronto-socorro, que deverá receber 30 novos leitos. O CHS é referência para pacientes de Sorocaba e de cidades da região atendidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-XVI).

O hospital também deverá receber um equipamento PET-Scan, exame utilizado principalmente para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Segundo a secretaria estadual, este será o primeiro aparelho do tipo disponível na rede pública regional do DRS de Sorocaba.

A tecnologia realiza tomografias por emissão de pósitrons e auxilia na identificação precoce de doenças como câncer, problemas cardíacos e distúrbios cerebrais. O exame também é utilizado para monitorar a resposta de pacientes durante tratamentos médicos.

Outra entrega prevista pelo governo estadual é o novo Centro de Diagnóstico por Imagem do CHS. A estrutura deverá reunir equipamentos de tomografia, raio-x e ultrassonografia. A previsão é que o espaço seja entregue no próximo semestre.

O anúncio do investimento foi feito no fim de abril pela Secretaria de Estado da Saúde.

Relembre

O pacote de investimentos foi anunciado no fim de abril pela Secretaria de Estado da Saúde durante visita do secretário estadual Eleuses Paiva ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba. O anúncio ocorreu em meio a cobranças sobre a situação estrutural do CHS.