Desenvolvimento
Plano Regional de Sorocaba chama atenção do Governo de SP
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP diz que pode replicar modelo em outras cidades
A qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo têm sido apontados como pilares para o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Durante entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3, o diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Fernando Alonso, destacou programas estaduais voltados à capacitação de trabalhadores e empreendedores, além de ações estratégicas desenvolvidas em parceria com entidades industriais da região. Um ponto relevante abordado foi o plano regional de desenvolvimento econômico criado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Sorocaba.
O projeto reúne levantamento de gargalos da indústria regional e ações voltadas ao fortalecimento econômico da região. De acordo com Alonso, o modelo desenvolvido em Sorocaba vem chamando atenção de outras regionais do Estado e pode ser replicado em outras cidades paulistas. Entre os principais desafios identificados estão acesso ao crédito, qualificação profissional e fornecimento de energia.
Entre as iniciativas destacadas pelo secretarário está o Qualifica SP - Empreenda, programa estadual que abriu 2 mil vagas gratuitas para capacitação de micro e pequenos empreendedores. Nesta primeira etapa, estão disponíveis 500 vagas, com inscrições até o dia 28 de maio pelo site oficial do programa.
Segundo Alonso, o Qualifica SP reúne cursos voltados ao empreendedorismo e à qualificação profissional, oferecidos gratuitamente nas modalidades presencial e virtual. “O portal Qualifica SP oferece diversas oportunidades. Nós trabalhamos com empreendedorismo e também com cursos profissionalizantes. E o melhor de tudo: é tudo gratuito”, afirma.
Mão de obra
Durante a entrevista, Alonso reconheceu que a falta de mão de obra especializada ainda é um dos principais desafios enfrentados por empresas da região. Segundo ele, os cursos ofertados pela secretaria são pensados conforme as necessidades do mercado de trabalho e buscam aproximar trabalhadores das vagas disponíveis. “O mercado exige cada vez mais qualificação. Precisamos fazer essas oportunidades chegarem até quem realmente precisa”, destaca.
Crédito e empreendedorismo
O diretor regional também destacou ações voltadas ao acesso ao crédito para pequenos empresários. Segundo ele, a Desenvolve SP e o Banco do Povo Paulista oferecem linhas de financiamento e microcrédito para apoiar o crescimento de empresas e incentivar novos empreendimentos. “O objetivo é apoiar quem está começando e ajudar esse empreendedor a crescer de maneira mais segura”, afirma.
Ainda segundo Alonso, o governo estadual trabalha em três pilares principais: empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento regional, formando um “ciclo virtuoso” entre qualificação, geração de empregos e atração de investimentos.
Crescimento regional
Fernando Alonso também ressaltou o crescimento econômico da região de Sorocaba, principalmente nos setores industrial e turístico. Segundo ele, novos investimentos e empreendimentos vêm sendo atraídos para a região. “O desenvolvimento econômico da nossa região está em ascensão. Não estamos falando apenas de números, mas de pessoas e qualidade de vida”, diz.
As inscrições para o Qualifica SP - Empreenda seguem abertas até o dia 28 de maio. Podem participar empreendedores formais e informais do Estado de São Paulo com 18 anos ou mais.