Buscar no Cruzeiro

Buscar

Micofagia

Pesquisa da UFSCar avalia consumo de fungos por micos no zoológico

11 de Maio de 2026 às 20:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Macacos comem cogumelos na natureza e em cativeiro
Macacos comem cogumelos na natureza e em cativeiro (Crédito: LARISSA TRIERVEILER PEREIRA / UFSCAR )

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está avaliando o consumo de fungos por micos e saguis mantidos no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. O estudo investiga a micofagia, comportamento caracterizado pela ingestão de fungos, e busca compreender a aceitação desse alimento pelos primatas, contribuindo para o aprimoramento do manejo nutricional e do bem-estar animal em ambientes zoológicos.

O estudo é conduzido pela professora Larissa Trierveiler Pereira, do campus Lagoa do Sino, em Buri, e pelo aluno Angel Gabriel de Albuquerque Ferreira, por meio de um projeto de iniciação científica realizado em parceria com o zoológico de Sorocaba.

O objetivo é compreender melhor o “comportamento micofágico dos calitriquídeos (primatas da família Callitrichidae) mantidos no zoológico, observando de que forma o consumo de fungos pode fazer parte da dieta e da rotina desses primatas”, diz a pesquisadora.

“Muitos primatas comem cogumelos na natureza. Mas em zoológicos esse alimento ainda é pouco oferecido, apesar de ser muito nutritivo. A ideia é verificar a aceitação do cogumelo pelos animais, pensando no bem-estar nutricional dos primatas em cativeiro”, explica Larissa. Segundo ela, o estudo também ajuda a ampliar o conhecimento sobre os hábitos alimentares desses animais. “Não é só a gente que gosta de cogumelos”, comenta.

As parcerias com universidades e centros de pesquisa reforçam o papel do zoológico como espaço de produção de conhecimento científico, avalia a pesquisadora. (Da Redação)