Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lazer

Moradores aproveitam áreas de lazer no feriado em Sorocaba

Sem viajar, famílias e visitantes escolheram parques, caminhadas, cafés e centros comerciais para curtir a folga com praticidade e descanso

20 de Abril de 2026 às 19:39
João Frizo [email protected]
em viajar, famílias e visitantes escolheram parques, caminhadas, cafés e centros comerciais para curtir a folga com praticidade e descanso
em viajar, famílias e visitantes escolheram parques, caminhadas, cafés e centros comerciais para curtir a folga com praticidade e descanso (Crédito: Fabio Rogerio)

Em datas de feriado prolongado, enquanto parte da população segue para rodovias e destinos turísticos, outra parcela prefere permanecer na cidade e aproveitar o tempo livre de forma mais simples. Seja por economia, comodidade ou pela busca de descanso sem grandes deslocamentos, parques, áreas verdes, centros comerciais e espaços de convivência costumam ganhar movimento nesses períodos.

Em Sorocaba, a vépera do feriado de Tiradentes, ontem (20), foi marcada justamente por esse cenário. Ao longo do dia, moradores e visitantes optaram por programas locais, como caminhadas, passeios em família, cafés da manhã fora de casa e visitas a áreas públicas da cidade.

No Parque das Águas Maria Barbosa Silva, no bairro Jardim Maria do Carmo, onde a reportagem esteve durante a manhã, o movimento começou cedo. Mesmo com o calor intenso nas primeiras horas do dia, corredores, ciclistas e praticantes de atividade física dividiram espaço com famílias acompanhadas de crianças e grupos que buscavam lazer ao ar livre.

A cena se repetia em diferentes pontos do parque: crianças brincando, pessoas descansando em bancos à sombra, casais caminhando e visitantes aproveitando o tempo livre. Para muitos, a escolha representou a possibilidade de curtir a folga sem enfrentar trânsito ou compromissos típicos de viagens.

 

Segurança e comodidade

 

O analista de sistemas Denis Eduardo Lopes decidiu permanecer em Sorocaba ao lado da família. Segundo ele, além das alternativas de lazer oferecidas pela cidade, a segurança nas estradas também influenciou a decisão. “Às vezes, a gente prefere até nos feriados ficar por aqui. Sorocaba tem boas opções de lazer. Hoje em dia a estrada tem vários riscos. Não adianta dirigir só por você, você tem que dirigir pelo outro também”, afirma.

Morando em Sorocaba há cerca de dois anos, Denis contou que a adaptação à cidade foi positiva e que a família costuma aproveitar parques e centros comerciais em datas de descanso. Ele estava acompanhado da gerente comercial Aline Oliveira da Silva e do filho Theo Oliveira Lopes, de 9 anos.

 

Opção para famílias

 

Para quem tem crianças, os parques públicos aparecem como alternativa de lazer acessível e capaz de reunir diferentes idades no mesmo espaço. Foi o caso da auxiliar de escritório Louise Proença Ruzinente, que visitou o Parque das Águas pela primeira vez com a família. “Nós estamos conhecendo o Parque das Águas, que as crianças não conheciam. A gente veio passar o dia e é muito gostoso aqui, para eles ficarem brincando e se distraírem um pouco”, conta.

Segundo ela, a experiência agradou e deve se repetir em outras oportunidades. “A gente achou muito gostoso para eles, uma opção de lazer, de poder brincar, tranquilo, sem ficar dentro de casa preso”, diz.

Depois da visita ao parque, a programação seguiria por outros pontos da cidade. “Vamos dar uma volta, vamos no zoológico Quinzinho de Barro e depois no shopping. Vamos aproveitar o dia”, completa.

 

Sem pressa

 

estudante de engenharia ambiental Daniele Delima Ferreira e o namorado Sidnei Silva também escolheram permanecer em Sorocaba e montar um roteiro leve para a folga. Caminhada, corrida e café da manhã faziam parte do plano. “A gente veio no parque para dar uma caminhadinha, uma corrida, e daqui a pouco a gente vai tomar café da manhã. Depois pretendemos voltar para cá ou ir ao shopping”, relata.

Segundo Daniele, a decisão de não viajar neste feriado foi proposital. “A gente viaja às vezes, mas esse feriado preferiu ficar por aqui.”

 

Movimento no comércio local

 

Além da ocupação de parques e espaços públicos, a permanência de moradores na cidade também costuma refletir no movimento de padarias, cafeterias, restaurantes, sorveterias e centros comerciais. Em vez de longos deslocamentos, muitos optam por pequenos programas distribuídos ao longo do dia.

Para parte dos sorocabanos, a folga desta segunda-feira teve um roteiro simples: descanso, convivência e lazer perto de casa.

Galeria

Confira a galeria de fotos