Legislativo
Câmara quer ’chipar’ animais de grande porte e evitar acidentes
A obrigatoriedade de identificação eletrônica de animais de grande porte é um dos destaques da sessão de hoje (26) na Câmara de Sorocaba. O projeto prevê a implantação de microchips em animais como cavalos, bois e similares, com registro em cadastro municipal contendo dados do animal e de seu responsável. A proposta busca facilitar a fiscalização, coibir o abandono e aumentar a segurança, especialmente diante de acidentes envolvendo animais soltos em vias públicas. Apesar disso, a matéria recebeu apontamento de ilegalidade pela Comissão de Justiça, sob o argumento de que já existe legislação municipal sobre o tema, o que pode exigir ajustes no texto.
Um dos casos recentes ocorreu no dia 18 de março: um homem de 26 anos ficou ferido após o caminhão que dirigia atropelar uma vaca, na altura do quilômetro 119 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), na região de Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Além dessa proposta, a pauta inclui a análise de projetos remanescentes, como a criação da Política Municipal de Cultura Viva, que visa ampliar o acesso da população às atividades culturais e fortalecer iniciativas já existentes na cidade. Também está prevista a votação de um programa voltado ao incentivo à participação de estudantes em olimpíadas do conhecimento, com foco no desenvolvimento educacional e na valorização de talentos locais.
Outro tema relevante é a votação, em segunda discussão, da proposta que cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica. O objetivo é ampliar a atuação do Legislativo na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, diante do aumento dos casos de violência. A comissão deverá analisar projetos relacionados ao tema e contribuir para a articulação com diferentes setores da sociedade.
A sessão ainda deve abordar outros projetos sobre bem-estar animal, saúde pública e reconhecimento de entidades por meio de declarações de utilidade pública. Entre elas, está a proposta que envolve a Ofebas, além de instituições culturais, assistenciais e de apoio social. Também constam na pauta homenagens e denominações de vias públicas, encerrando uma agenda ampla que reúne temas sociais, urbanos e institucionais. (Da Redação)