Segurança pública
Vinte cidades da região não registram homicídios em 2025
Vinte cidades da Região Administrativa de Sorocaba não registraram nenhum homicídio ao longo de 2025. O dado integra o levantamento da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), que aponta queda nos principais indicadores criminais em todo o território paulista.
Das 645 cidades do Estado de São Paulo, 289 não tiveram nenhum registro de homicídio em 2025 — o equivalente a 45% do total, quase metade dos municípios paulistas. Desses, 20 estão localizados na região de Sorocaba. Outras 177 cidades também encerraram o ano sem nenhuma ocorrência de roubo, de acordo com os dados oficiais da SSP.
No ano passado, o Estado de São Paulo registrou o menor número de homicídios da história, com 1.447 casos, o que representa uma queda de 7% em relação a 2024. As ocorrências de roubos, latrocínios, roubos de veículos e roubos de carga também atingiram os menores patamares desde o início da série histórica, em 2001.
A redução dos índices criminais é atribuída a uma série de ações promovidas pelo Governo do Estado na área da segurança pública, incluindo o reforço de políticas públicas, investimentos em inteligência policial e ampliação do efetivo nas ruas.
Nos últimos três anos, o governo estadual abriu quase 17 mil vagas em concursos para as polícias — o maior número em mais de duas décadas —, investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em segurança pública e realizou 427 operações conjuntas com o Ministério Público, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Federal. As ações resultaram em um prejuízo estimado em R$ 3 bilhões ao crime organizado.
“A estratégia implantada desde o início da gestão está funcionando. Estamos investindo em inteligência, integração das polícias e, principalmente, na presença constante nas áreas mais sensíveis”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
Cidades zeradas de homicídios
De acordo com o levantamento da série histórica da SSP, que reúne dados de 2001 a 2025, o ano passado registrou o maior número de cidades sem homicídios desde 2022.
Embora grande parte desses municípios seja de pequeno porte, os dados também indicam níveis elevados de segurança em cidades médias, com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. São Roque, na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, tem cerca de 80 mil moradores, não registrou nenhum homicídio em 2025 e contabilizou apenas 68 roubos no período.
Entre as 58 cidades paulistas com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, 56 tiveram menos de 20 homicídios em 2025. Entre elas estão Caieiras (4 casos), Leme (4), Bertioga (6), São Sebastião (11), Ibiúna (11) e Cruzeiro (18).
Sem homicídios há 25 anos
Em um recorte mais amplo da série histórica, oito municípios paulistas se destacam por não terem registrado nenhum homicídio ao longo de 25 anos de acompanhamento. São eles: Águas de São Pedro, Cruzália, Dolcinópolis, Fernão, Pracinha, Santa Salete, São João do Pau d’Alho e Turiúba. (Da Redação)