Saúde Pública
Sorocaba registra terceiro caso positivo de morcego com raiva
Zoonozes inicia ação de bloqueio em um raio de 500 metros para orientar a população
O terceiro caso de morcego com raiva foi confirmado nesta terça-feira (3) em Sorocaba. O animal foi encontrado na Vila Odim, na Zona Norte da cidade, no dia 28 de janeiro e o positivo foi confirmado nesta terça-feira pela Secretaria da Saúde (SES).
A Unidade de Vigilância em Zoonoses iniciou o bloqueio no bairro, que consiste em visitas em imóveis em um raio de 500 metros de onde o morcego contaminado foi encontrado. A ação também orienta moradores e realiza a entrega de folders que contém informações sobre hábitos dos morcegos, raiva e como proceder caso encontre um animal com sintomas.
Durante o bloqueio, os agentes também verificam os imóveis para detectar possíveis abrigos de morcego e se há cães, gatos, ou pessoas que tiveram contato com o animal contaminado. Além de verificar se animais domésticos estão devidamente vacinados contra a raiva.
A Secretaria da Saúde informa que não há risco imediato, que a ação é uma atividade preventiva para evitar a propagação da doença. O bloqueio também serve para rastrear possíveis contatos com o animal contaminado, ressaltar a vacinação de animais domésticos e, se houver registro de pessoas que tiveram contato com o morcego, encaminhar para o atendimento antirrábico.
Vacina para cães e gatos
A Zoonoses reforça ainda que a vacina antirrábica em animais domésticos é periódica. A unidade oferece gratuitamente a vacinação em dois postos: na avenida Itavuvu, 5.830, no Jardim Hebert de Souza, e na rua Nain, 57, no Jardim Betânia, das 9h às 16h.
A vacinação deve ser agendada previamente por meio do telefone (15)3222-2484, na unidade do Jardim Hebert de Souza ou (15)3229-7333, na unidade do Jardim Betânia. O animal deve ter mais de três meses de idade.