Buscar no Cruzeiro

Buscar

Servidor público

MP e TCE apuram gestão do Hospital Veterinário Municipal de Sorocaba

Investigação teve início após representação que questiona a capacidade da atual gestora da unidade de realizar o serviço

28 de Janeiro de 2026 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Unidade foi inaugurada em setembro de 2025
Unidade foi inaugurada em setembro de 2025 (Crédito: JOÃO FRIZO 27/01/2026)

A gestão do Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke”, em Sorocaba, passou a ser alvo de apuração após a vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) protocolar representação no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) solicitando investigação sobre a execução do contrato de gestão e a capacidade operativa da Anclivepa-SP, atual entidade gestora da unidade. O procedimento foi registrado sob o nº 0712.0000097/2026 e, segundo o MPSP, está sob análise.

Paralelamente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) acompanha o caso em dois processos distintos: um que questiona o edital do chamamento público que resultou na contratação da entidade e outro que analisa a execução do contrato. Em ambos, a Prefeitura de Sorocaba e a Anclivepa-SP foram citadas para apresentar documentos e justificativas, e os autos devem ser encaminhados ao Ministério Público de Contas para manifestação.

Segundo a parlamentar, a representação ao MP foi formalizada após um período inicial de acompanhamento do funcionamento do hospital, inaugurado em setembro de 2025. Apesar da expectativa de adaptação nos primeiros meses, o atendimento no fim do ano apresentou falhas consideradas graves. “O ponto mais crítico foi o atendimento no final do ano, quando, de forma unilateral, passaram a atender apenas urgência e emergência. Recebemos muitas reclamações, somadas à informação de atraso no pagamento de funcionários”, afirmou.

A vereadora também aponta ausência de especialidades previstas em contrato. “No chamamento constavam oncologia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, entre outras. Hoje, a única especialidade em funcionamento seria a ortopedia. Isso é muito sério e precisa ser apurado”, disse. Para ela, a fiscalização do contrato precisa ser efetiva, especialmente em relação à prestação de contas e ao cumprimento integral do Plano de Trabalho.

Repasses mantidos e metas não atingidas

Em resposta a requerimento apresentado pela vereadora na Câmara Municipal, a Prefeitura de Sorocaba confirmou que realizou dois repasses à Anclivepa-SP, referentes aos meses de novembro e dezembro de 2025, no valor de R$ 649.231,47 cada. No mesmo documento, o Município informou que, até janeiro de 2026, as prestações de contas referentes aos primeiros meses de funcionamento ainda não haviam sido aprovadas, mas que os pagamentos foram mantidos por não terem sido identificadas, naquele momento, irregularidades impeditivas.

A administração municipal também reconheceu que as metas quantitativas previstas no Plano de Trabalho não vêm sendo integralmente atingidas. A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) atribuiu parte do problema à limitação estrutural do prédio, afirmando que a unidade não comporta, na prática, o volume de atendimentos inicialmente previsto. Diante disso, a prefeitura informou que estuda a possibilidade de repactuação das metas contratuais, adequando-as à capacidade operacional real do hospital.

Usuários relatam bom atendimento, mas apontam demora

Apesar das apurações em curso, usuários ouvidos pela reportagem relataram atendimento considerado satisfatório, embora reconheçam demora e sobrecarga da unidade.

Uma tutora que aguardava a cirurgia renal do animal afirmou que esteve no hospital pela segunda vez e disse ter sido bem atendida. “Eu vim semana passada e consegui passar minha cachorrinha no tratamento. Agora trouxe ela para fazer a cirurgia. Com o meu animal eu fui bem atendida, não tenho o que reclamar deles. A demora é grande, mas também é por causa da demanda, são muitos animais, entra emergência e sai emergência”, relatou, enquanto aguardava o procedimento no centro cirúrgico.

O motorista Valério Vieira Dantas, que acompanha o tratamento do cão Brutus há cerca de um mês, contou que já precisou retornar três vezes ao hospital e conseguiu que seu animal fosse submetido a exames de sangue, ultrassom e raio-x, mas destacou que nem todos os procedimentos estão disponíveis na unidade. “Da primeira vez demorou um pouco, mas fizeram os exames. Depois pediram para voltar e fizeram mais exames. O atendimento aqui é relativamente bom, mas é por ser o único que tem em Sorocaba. É muito cachorro para pouco hospital. Teria que ter pelo menos mais uns três aqui em Sorocaba”, disse. Segundo ele, um conhecido precisou ser encaminhado para Campinas para realizar um exame específico em seu animal. “Aqui não tem todos os exames. Só esse exame ficaria em torno de R$ 200”, acrescentou.

Já o empreiteiro Alciss Leonardo Cardoso levou o Scooby, cão resgatado da rua, para atendimento e cirurgia e elogiou a equipe. “A gente pegou ele na rua e deu uma inflamação no ouvido, já estava bem grave. Trouxemos para cá porque no particular é muito caro. Aqui o atendimento é nota 10. Lógico que é muito animal, então demora um pouco, mas faz parte. Ele já passou pela triagem e vai fazer cirurgia hoje mesmo”, afirmou.

Outra tutora contou que o animal foi atendido rapidamente quando chegou como emergência e que agora retornou apenas para acompanhamento. “Da última vez ela entrou como emergência e o atendimento foi super rápido, foi de imediato. Hoje está um pouquinho mais demorado por causa da quantidade de animais, mas eu já saí da última consulta com o horário agendado certinho. Agora é só ver o resultado dos exames”, explicou.

Respostas

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Sorocaba informou apenas que ainda não foi notificada sobre a representação junto ao Ministério Público e que, tão logo seja, prestará esclarecimentos ao órgão.

A Anclivepa-SP também foi procurada para comentar as denúncias, os processos em tramitação no TCE e o funcionamento do hospital, mas não respondeu até o fechamento. (Da Redação)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos