Segurança Pública
PM reforça presença na zona oeste de Sorocaba com operação integrada
Uma operação integrada da Polícia Militar reforçou o policiamento na zona oeste de Sorocaba com foco na ampliação da presença policial, ações preventivas e aproximação com a comunidade. A iniciativa foi conduzida pelo 55º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), sob o comando do tenente-coronel Rodrigo Pezato, e reuniu equipes do policiamento territorial, Força Tática e apoio aéreo do helicóptero Águia.
A operação concentrou esforços em bairros como Wanel Ville, Itanguá, Cidade Jardim e Jardim Simus, com ações simultâneas de patrulhamento ostensivo, fiscalização de trânsito, bloqueios policiais, cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de estabelecimentos comerciais.
Segundo a capitã Djenipher Delline, a ação segue uma diretriz do comando do batalhão para tornar o policiamento mais visível à população. “O nosso comandante quer que as pessoas sintam a presença da polícia, sintam que o novo batalhão chegou. Então a gente escolhe uma região e realiza vários tipos de operações ao mesmo tempo”, explicou.
A capitã destacou que a estratégia prevê a atuação por blocos regionais. “Hoje a região escolhida foi a zona oeste. Depois a gente vai para outro bloco”, afirmou. De acordo com ela, a operação foi estruturada em quatro frentes principais. “Fiscalização de trânsito, saturação e intensificação do patrulhamento nos bairros, cumprimento de mandados de prisão e bloqueios”, enumerou.
A saturação teve como foco ruas com pouca circulação de viaturas. “A gente vai nessas ruas que normalmente não têm viatura passando. Cada bairro vai ter uma viatura saturando”, disse. Paralelamente, equipes realizaram fiscalizações em pontos com denúncias da comunidade. “Temos equipes fiscalizando adegas, caça-níqueis e ferro-velhos, que são receptadores de material furtado”, relatou.
O cumprimento de mandados de prisão ficou sob responsabilidade da Força Tática. “São mandados criminais, de pensão alimentícia e também de pessoas que não retornaram de saída temporária. A nossa ideia é atuar preventivamente, mas, se precisar, a repressão será feita”, afirmou a capitã.
Ela ressaltou ainda que o reforço não comprometeu o atendimento de ocorrências. “O 190 continua com equipes destinadas para o atendimento normal. Isso aqui é um efetivo extra, voltado só para a intensificação”, explicou. Segundo a oficial, esse tipo de ação passou a ser possível com a chegada do novo batalhão. “É algo que antes a gente não conseguia fazer.”
Moradores agradecem
Moradores acompanharam o início da operação e avaliaram positivamente a presença policial. Lucia Bueno de Campos, tutora da rua José Maria Hidalgo, no Jardim Itanguá, e representante da Vizinhança Solidária, destacou problemas enfrentados pela comunidade. “Tem muitas pessoas vagando, moradores de rua fingindo ser catadores, mas que ficam observando as casas. Isso preocupa”, afirmou.
Ela também apontou o excesso de barulho como uma das principais reclamações. “Moto barulhenta, carro rebaixado, festas fora de horário. Isso tira a paz da gente”, disse. Segundo Lucia, muitos moradores evitam denunciar. “Tem gente que fica com medo de sofrer represália, então eles acabam abusando dessa situação.”
Apesar das dificuldades, a representante da comunidade acredita que a operação pode trazer melhorias. “Eu creio que vai melhorar. A Polícia Militar sempre esteve junto com a gente quando precisamos. Essa presença faz diferença”, declarou.
Auxílio do Águia
O patrulhamento aéreo foi realizado pelo helicóptero Águia. O capitão David Pegoretti, do Comando de Aviação da Polícia Militar, explicou a atuação da aeronave. “Aqui em Sorocaba nós atuamos tanto no resgate aeromédico quanto no serviço policial. Hoje estamos apoiando o policiamento territorial para ampliar a prevenção e a capacidade de resposta”, afirmou.
Antes do início das ações, uma revista operacional reuniu viaturas de diferentes companhias, equipes da Força Tática e o helicóptero Águia na avenida Santa Cruz. Famílias que estavam no local acompanharam a movimentação e registraram imagens com os policiais e os veículos.
A Polícia Militar informou que operações semelhantes serão realizadas semanalmente em outras regiões sob responsabilidade do 55º BPM/I, que abrange parte das zonas oeste e norte da cidade. “A ideia é que as pessoas vejam viatura na rua e percebam que o policiamento acontece todos os dias”, concluiu a capitã Djenipher.
Balanço da operação
6 capturas de procurados da Justiça
1 flagrante de jogos de azar
1 flagrante de receptação de veículo
1 flagrante de porte ilegal de arma de fogo
10 pontos de visibilidade
2 pontos de bloqueio
33 motocicletas fiscalizadas
5 motocicletas removidas
9 carros fiscalizados
1 carro removido
21 autos de infração lavrados
3 estabelecimentos comerciais fiscalizados
5 autuações municipais por irregularidades
Galeria
Confira a galeria de fotos