Ocorrência
Homem é levado à delegacia por maus-tratos a cão em Sorocaba
Animal tinha infestação de larvas na boca, sangramento e necrose
O tutor de um cão foi conduzido à Delegacia de Polícia após uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba constatar indícios de maus-tratos ao animal, na tarde desta sexta-feira (23), em Sorocaba.
O animal já recebia atendimento emergencial na Fundação Alexandra Schlumberger (FAS), onde foi avaliado por profissionais da entidade. O cão apresentava sangramento na boca, miíase (bicheira) na região do palato, além de dentes caindo e necrose no local.
Segundo relato da cônjuge do tutor, o cão havia sido levado a um veterinário há cerca de três meses devido ao mau hálito, ocasião em que foi informado que o animal não suportaria um procedimento cirúrgico. No entanto, de acordo com um profissional da FAS, o estado avançado da lesão indica que a bicheira estava presente na boca do animal há mais de uma semana.
Diante da situação, a fundação acionou imediatamente a Sema, que agora é a responsável pela guarda do cão. A Guarda Civil Municipal (GCM) também foi acionada e o tutor encaminhado à Delegacia de Polícia.
Segundo a Sema, o homem será responsabilizado, com base na lei municipal nº 9.551/2011, que proíbe a prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba. A identidade dele não foi divulgada por isso não foi possível contatar a defesa. O espaço segue aberto para manifestação.