Buscar no Cruzeiro

Buscar

Realocação

Prefeitura regulariza 354 feirantes na Feira da Barganha

20 de Janeiro de 2026 às 22:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trabalhadores que atuavam no entorno foram realocados 
para espaço interno após reorganização do local
Trabalhadores que atuavam no entorno foram realocados para espaço interno após reorganização do local (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Prefeitura de Sorocaba regularizou a situação de 354 feirantes que atuavam no entorno da Feira da Barganha. Os trabalhadores foram realocados para um espaço já existente no local, após ação coordenada pela Secretaria de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Semepp).

Do total de feirantes, 89 tiveram as autorizações renovadas e outros 265 passaram a atuar formalmente como novos barganheiros, segundo a administração municipal.

A ação contou com apoio da Fiscalização da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), da Ouvidoria-Geral do Município e da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com a Prefeitura, o objetivo é garantir melhores condições de trabalho, com mais segurança, organização e limpeza do espaço. Desde dezembro de 2025, os feirantes vinham sendo orientados a se regularizar junto ao município.

Desde 17 de dezembro de 2025, quando o Poder Público reassumiu a gestão da Feira Cultural “Baltazar Fernandes”, o espaço passou a funcionar como uma extensão da Feira da Barganha. No local, foram remarcados os pontos das barracas, realizado sorteio das vagas, além de limpeza geral e instalação de banheiro químico tipo trailer.

Segundo o secretário da Semepp, Clayton Lustosa, a mudança permite que os feirantes que atuavam do lado externo passem a trabalhar dentro da feira, com infraestrutura adequada e regularização junto ao município.

Com a reorganização, as ruas João Salvestro e Professor Antônio Firmino Proença passaram a ficar livres para o tráfego de veículos aos domingos. A liberação atende a solicitações de moradores da região e a acompanhamento do Ministério Público.

Entenda o caso

De acordo com a Semepp, após relatos de feirantes que atuavam na antiga Feira Cultural “Baltazar Fernandes”, foi constatado que a associação responsável pela organização do espaço não cumpria regras previstas em decreto municipal. A situação teria provocado, inclusive, a desistência de alguns trabalhadores e o registro de boletins de ocorrência envolvendo denúncias de agressão, ameaça e coação.

Ainda segundo a secretaria, foram feitas notificações à associação, mas, sem solução, o município reassumiu o espaço com apoio da Fiscalização da Seplan e da GCM. Entre as medidas adotadas estão a remarcação de pontos para novas bancas e a regularização cadastral dos ambulantes que atuavam fora da Feira da Barganha, conforme recomendação do Ministério Público.

Desde 17 de dezembro, cinco feirantes que atuavam na Feira Cultural “Baltazar Fernandes” tiveram as atividades interrompidas até a retomada do funcionamento do local. A Prefeitura destaca que, por se tratar de área pública, a gestão municipal reassumiu o espaço para adoção das providências legais e administrativas. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)