Manutenção
Prefeitura garante que há reforço na limpeza de córregos
A limpeza e a manutenção de córregos fazem parte de um conjunto de ações permanentes, com reforço no período de chuvas, quando o volume de água aumenta e a atenção à drenagem urbana é intensificada. O trabalho serve como uma prevenção para evitar alagamentos em áreas urbanas de Sorocaba. Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) são as responsáveis pelos serviços de fiscalização, manutenção e intervenções nos corpos d’água do município.
De acordo com a autarquia, o acompanhamento é feito regularmente para identificar o tipo de intervenção necessária. No dia 16 de janeiro, a reportagem do Cruzeiro do Sul visitou três córregos da cidade __ Três Meninos, Lava-Pés e o córrego da Avenida Londres __ para verificar as condições dos trechos e observar a situação das margens, do leito e do entorno urbano.
Como é feita a limpeza?
O serviço de manutenção envolve equipes que atuam manualmente e com o uso de equipamentos pesados. Entre eles, estão escavadeiras hidráulicas, utilizadas para a retirada de sedimentos depositados no leito dos córregos. Em casos específicos de desassoreamento, o Saae informa que também utiliza escavadeiras anfíbias.
Além dos córregos, a autarquia realiza a limpeza regular de bueiros em toda a cidade. Segundo dados do órgão, cerca de 8 mil metros cúbicos de material são recolhidos anualmente nesse tipo de serviço, e aproximadamente 5.300 bocas de lobo passam por limpeza todos os anos.
O que foi observado?
No Córrego Três Meninos, no Jardim Piratininga, o trecho acompanhado apresenta margens urbanizadas, com muros residenciais e construções próximas. O leito possui presença contínua de água e vegetação alta e densa ao longo da calha e das margens. Não foram observados resíduos sólidos de grande porte no trecho visitado.
Já no Córrego Lava-Pés, no Jardim Prestes de Barros, a reportagem acompanhou um trecho canalizado em concreto, com paredes inclinadas, pontes e guarda-corpos metálicos. No momento da visita, o córrego apresentava volume elevado de água, com coloração barrenta, após a chuva no município. Há vegetação pontual ao longo do leito e das laterais, além de resíduos sólidos de pequeno porte em pontos isolados, especialmente sob uma das pontes.
No Córrego da Avenida Londres, no Jardim Europa, o trecho visitado está inserido em área com predominância de vegetação. As margens apresentam declive e cobertura vegetal contínua, com gramíneas, arbustos e árvores. O leito não fica totalmente exposto, permanecendo parcialmente encoberto pela vegetação. No local, há uma estrutura de concreto por onde passa o curso d’água, além de pedras e elementos de contenção nas laterais.
Retirada de material
O Saae afirma que no ano passado a autarquia intensificou as ações de limpeza, manutenção e desassoreamento dos córregos e demais corpos d’água. Ao longo do ano, foram retirados mais de 169 mil metros cúbicos de resíduos de diferentes pontos do município. Paralelamente, foram executados serviços de roçagem e limpeza de vegetação em uma área superior a 22 milhões de metros quadrados.
Segundo o órgão, a roçagem ocorre mensalmente durante o período chuvoso, entre outubro e março. Nos meses mais secos, entre abril e setembro, o serviço é realizado de forma alternada, mês sim e mês não.
Descarte irregular e orientação à população
A Prefeitura de Sorocaba mantém campanhas periódicas para orientar a população sobre o descarte correto de lixo e entulho, inclusive em áreas próximas a córregos. O descarte irregular de entulho, resíduos eletroeletrônicos e outros materiais é passível de multa de R$ 713,13 por metro cúbico, conforme a Lei nº 8.381/2008.
Denúncias podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria do Município ou diretamente ao Saae/Sorocaba, que também mantém atendimento telefônico, digital e presencial. (João Frizo)
Galeria
Confira a galeria de fotos