Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Operação Impacto fiscaliza comércios e prende procurados na zona oeste

16 de Janeiro de 2026 às 21:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
Operação tem o apoio do helicóptero Águia e cumpre mandados de prisão
Operação tem o apoio do helicóptero Águia e cumpre mandados de prisão (Crédito: VERNIHU OSWALDO)


O 55º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) realizou a Operação Impacto em bairros da região oeste de Sorocaba. Antes do início da ação, na tarde de quarta-feira (14), foi realizada a revista do efetivo, com a presença de lideranças comunitárias do Programa Vizinhança Solidária (PVS) e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Já durante os trabalhos, foram realizados fiscalizações em adegas e ferros-velhos. De acordo com a polícia, 39 estabelecimentos foram abordados, sendo quatro autuados e outros quatro fechados.

Outra equipe realizou bloqueios em vias da região para fiscalização de automóveis. Ao todo, 78 veículos foram abordados, resultando em 24 autuações de trânsito e no recolhimento de sete veículos. Dois mandados de prisão também foram cumpridos, o que resultou na prisão de dois procurados pela Justiça.

Segundo a capitã Djenipher Delline, outra atividade desenvolvida durante a operação foi a de saturação e visibilidade. “Saturação é um patrulhamento ostensivo em um local predeterminado, ficando várias vezes ‘saturando’ uma região”, explica. Já a visibilidade consiste no posicionamento de viaturas em pontos de grande circulação de pessoas e veículos. Ao todo, foram definidos dez pontos de visibilidade e saturação, com cinco bairros considerados saturados. O helicóptero Águia deu apoio aéreo à operação.

O presidente do Conseg Sorocaba Oeste, José Carlos Bocardi, destacou a importância da integração entre as instituições. “Essa junção entre Polícia Militar, Conselho e o Programa Vizinhança Solidária é fundamental quando a gente fala em segurança pública, principalmente para reduzir a criminalidade e constatar irregularidades”, afirma.

Já o tutor-gerente do PVS Wanel Ville, Célio Nascimento, comentou sobre as principais preocupações dos moradores da região. “Hoje temos a questão das adegas, que envolve perturbação do sossego. Temos um problema seríssimo com moradores em situação de rua. Muitos, disfarçados de catadores, praticam furtos e, às vezes, pequenos roubos no nosso bairro. Também enfrentamos a problemática do trânsito, com veículos circulando com som muito acima do permitido”, relata.

Ainda de acordo com a capitã Djenipher, a Operação Impacto deverá ser realizada em outros bairros da área de atuação do batalhão. (Vernihu Oswaldo)