Mobilidade
Sorocaba entra no segundo semestre em pesquisa estadual de deslocamentos
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) firmou contrato com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para a realização de uma pesquisa sobre os deslocamentos diários da população nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo e na Aglomeração Urbana de Franca. O objetivo é atualizar informações que vão orientar o planejamento e a integração dos sistemas de transporte nos próximos anos.
O contrato, no valor de R$ 15,3 milhões, foi assinado em 30 de dezembro de 2025. O levantamento prevê a coleta domiciliar de dados, complementada pelo uso de informações “anonimizadas” de telefonia móvel, metodologia que permitirá maior precisão no mapeamento dos fluxos de deslocamento.
Os dados obtidos servirão de base para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos (Pitu), instrumento estratégico que orienta investimentos e políticas públicas voltadas à mobilidade urbana de médio e longo prazo.
A primeira etapa da pesquisa será realizada no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de Jundiaí, que reúne os municípios de Jundiaí, Louveira, Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. O estudo deve alcançar cerca de 843,5 mil habitantes, com entrevistas em aproximadamente 6 mil domicílios.
Para o segundo semestre de 2026, estão previstas as pesquisas na Região Metropolitana de Sorocaba e na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A partir daí, o levantamento será expandido gradualmente para as demais regiões metropolitanas do Estado, com conclusão prevista até 2028.
A Região Metropolitana de São Paulo não será incluída no estudo, uma vez que já é contemplada pela Pesquisa Origem e Destino, realizada periodicamente pelo Metrô de São Paulo. (Da Redação, com informações da Agência SP)