Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Elevador despenca e deixa quatro pessoas feridas em supermercado

Helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para apoio ao resgate das vítimas

09 de Janeiro de 2026 às 11:15
Da Redação [email protected]
Um elevador despencou na av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, em Sorocaba, na manhã desta sexta-feira (9), por volta das 9h30, deixando quatro pessoas gravemente feridas
Um elevador despencou na av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, em Sorocaba, na manhã desta sexta-feira (9), por volta das 9h30, deixando quatro pessoas gravemente feridas (Crédito: Caroline Mendes)

Um elevador despencou em uma unidade de uma rede de hortifruti na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em Sorocaba, na manhã desta sexta-feira (9), por volta das 9h30, deixando quatro pessoas gravemente feridas — dois homens e duas mulheres.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para realizar o resgate e prestar atendimento às vítimas. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, pousou no Clube de Campo para dar apoio aeromédico à ocorrência.

Segundo o tenente Bruno Zappi, do Corpo de Bombeiros, o chamado inicial já informava a queda de um elevador com quatro vítimas, o que foi confirmado na chegada das equipes. “A cinemática foi muito grave, tendo em vista as fraturas que a gente pôde observar nas vítimas”, afirmou.

De acordo com o oficial, o elevador pode ter despencado do segundo ou do quarto andar, o que representa uma queda de mais de seis metros. “A gente sempre calcula que cada pavimento tem em torno de três metros. Então, foi no mínimo do segundo andar”, explicou.

O resgate foi realizado de forma conjunta entre o Corpo de Bombeiros, Samu e a equipe aeromédica do Águia. Todas as vítimas estavam conscientes, mas apresentavam fraturas graves, incluindo fraturas expostas de tíbia e fíbula — algumas bilaterais — e fratura de fêmur em uma das mulheres.

A vítima em estado mais grave foi encaminhada pelo helicóptero Águia ao Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene. As demais foram levadas por unidades avançadas do Samu ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, uma ou duas vítimas seriam funcionárias do local, enquanto as outras seriam clientes. As causas do acidente serão investigadas.

Em nota o estabelecimento informou que está apurando internamente os fatos com o apoio das equipes técnicas responsáveis. A empresa ressalta ainda que está prestando todo o suporte necessário aos envolvidos e a seus familiares, acompanhando de perto a situação e colaborando com as apurações conduzidas pelas autoridades competentes.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Sorocaba, o advogado da rede foi notificado e deverá apresentar a documentação da manutenção do elevador até o dia 20 de janeiro, caso não apresente o documento, a rede será autuada.

Galeria

Confira a galeria de fotos