Sorocaba
Produtos apresentam queda de preços na Ceagesp
Ovo jumbo é vendido a R$ 10 a dúzia, e feirantes apontam recuos pontuais em frutas, tomate, batata e cebola
Consumidores que passaram pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) de Sorocaba nesta semana encontraram redução nos preços de alguns produtos. Entre os destaques está o ovo, que apresentou queda no valor praticado nas bancas.
De acordo com levantamento da Ceagesp, a dúzia de ovos tamanho jumbo foi comercializada a R$ 10, valor considerado o mais baixo registrado nos últimos 12 meses. O produto é utilizado com frequência na alimentação cotidiana e em receitas domésticas.
A feirante Rosimeire Alves Pompeu, que atua no local há mais de três décadas, afirma que a redução é comum neste período. “Nesta semana tivemos uma queda para movimentar o mercado, mas não deve se manter por muito tempo. No fim do ano o consumo diminui, e no início do ano os preços caem para depois subir novamente”, explica. Segundo ela, o valor deve permanecer mais baixo por cerca de duas semanas.
Rosimeire também aponta que os preços tendem a subir no período da Quaresma, após o Carnaval, geralmente entre fevereiro e o início de abril. Segundo a comerciante, a combinação entre redução da produção e aumento da procura influencia a elevação dos valores.
Na área de frutas, o feirante Fernando Henrique Ximenes, informa que uva niágara, lichia e melancia apresentaram queda nos preços após o período de festas de fim de ano. As demais frutas, segundo ele, devem manter os valores atuais nos próximos dias.
Já no setor de legumes e verduras, o tomate aparece entre os itens com preço mais baixo, assim como a batata e a cebola. O feirante Gustavo Armando, destaca que os valores variam conforme fatores de produção. “Produto de lavoura tem muita oscilação. Um dia está mais caro, no outro mais barato, porque há muitas variáveis envolvidas”, afirma.
Entre os consumidores, a percepção sobre os preços varia. A agente escolar Andréia Dias dos Santos, afirma que costuma comprar no local. “Para mim, os preços são melhores do que em outros estabelecimentos, além da variedade”, diz.
Já a aposentada Vera Lúcia Antunes, relata que prefere adquirir apenas alguns produtos. “Compro verdura porque acho mais barato. Fruta, na maioria das vezes, não compensa para mim”, afirma.
Para parte do público, a Ceagesp oferece preços mais competitivos em itens específicos e variedade de produtos. Outros consumidores avaliam que os valores se aproximam aos praticados em mercados tradicionais, optando pela compra seletiva conforme o produto.