Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Chuvas fortes causam estragos em cidades da RMS

Defesa Civil registrou quedas de árvores e danos estruturais

03 de Janeiro de 2026 às 14:06
Da Redação [email protected]
Em Mairinque, o vendaval ocasionou 130 chamados relacionados à queda de árvores
Em Mairinque, o vendaval ocasionou 130 chamados relacionados à queda de árvores (Crédito: Divulgação/Nupdec Mairinque)

As chuvas e os ventos intensos registrados nesta segunda-feira (29) provocaram uma série de ocorrências em cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), segundo balanço divulgado pela Defesa Civil.

Em Mairinque, o vendaval ocasionou 130 chamados relacionados à queda de árvores e ao destelhamento parcial de uma residência. Quatro pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém se feriu.

Já em Salto, as chuvas intensas provocaram alagamento urbano, deixando um veículo ilhado. Também foram registrados o rompimento de uma tubulação de captação de águas pluviais, a formação de uma cratera e a queda de árvore sobre a via. De acordo com a Defesa Civil, não há registro de vítimas no município.

Em Tatuí, o vendaval gerou 40 chamados para queda de árvores e causou interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros. Não foram registrados feridos, desalojados ou desabrigados.

Na cidade de Cerquilho, a chuva forte causou quedas de árvores em vias públicas. Também não há registro de vítimas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo permanece em monitoramento contínuo, com o Gabinete de Crise mobilizado e atuação integrada de órgãos públicos e privados, além dos municípios, para a mitigação dos impactos, resposta às ocorrências e orientação à população.