Buscar no Cruzeiro

Buscar

Histórias

Rodoviária de Sorocaba registra movimento intenso de passageiros no fim de ano

Fluxo de pessoas marca despedidas e planos para 2026

30 de Dezembro de 2025 às 23:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Gustavo Freire Guimarães, consultor ambiental
Gustavo Freire Guimarães, consultor ambiental (Crédito: JOÃO FRIZO)

Entre malas cheias, bilhetes de passagem nas mãos e expectativas para os últimos dias do ano, a Rodoviária de Sorocaba se transforma em um ponto de encontro de histórias. Seja para longas viagens rumo a destinos turísticos ou para deslocamentos rápidos em busca do aconchego da família, o terminal reflete o clima típico do fim de ano: movimento intenso, despedidas apressadas e planos traçados para começar o novo ano longe — ou perto — de casa.

O consultor ambiental Gustavo Freire Guimarães é um dos viajantes que deixaram tudo organizado com antecedência. Morador de Sorocaba, ele segue para Paraty, no Rio de Janeiro, onde vai passar a virada do ano ao lado da namorada. “Como Paraty é muito cheia nessa época, se deixar para a última hora não encontra opções. Então já deixamos tudo pré-agendado, como passeios de barco e trilhas”, conta. O retorno do casal está previsto para o dia 3 de janeiro.

Já a professora Rosângela Maria Alves de Oliveira aproveitou o recesso escolar para estar mais próxima da família. Moradora de São Paulo, ela esteve em Sorocaba desde antes do Natal para ajudar o filho e a nora com os netos. Agora, segue viagem para Osasco, onde passará o Ano-Novo na casa da mãe. “Vim prestar esse apoio à família. Não devo voltar tão cedo, porque trabalho e moro em São Paulo”, explica. Mesmo assim, Rosângela não esconde o carinho pela cidade. “Eu amo Sorocaba, gosto muito daqui”, afirma.

Para o analista financeiro Matheus Henrique, os planos são mais próximos e tranquilos. Ele segue para Capela do Alto para buscar a namorada e depois vai para Tatuí, onde passará a virada do ano com os pais. “A ideia é ficar em casa, fazer alguma coisa para comer, assar uma carne e aproveitar o momento em família”, relata. O retorno para Sorocaba acontece após o fim de semana, já que ele volta ao trabalho no dia 5.

Entre viagens longas e deslocamentos curtos, a rodoviária se transforma em ponto de encontro de histórias, expectativas e despedidas, marcando mais um fim de ano de intenso vai e vem de passageiros na cidade. (João Frizo)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos