Buscar no Cruzeiro

Buscar

Notas de pesar

Instituições também se manifestam sobre falecimento

22 de Dezembro de 2025 às 23:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
Figura de destaque na história econômica, social e institucional da cidade: relevante na indústria, na imprensa e em ações filantrópicas
Figura de destaque na história econômica, social e institucional da cidade: relevante na indústria, na imprensa e em ações filantrópicas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O empresário Laelso Rodrigues morreu na manhã de ontem (22), em Sorocaba, aos 93 anos. Figura de destaque na história econômica, social e institucional da cidade, ele teve atuação relevante na indústria, na imprensa e em ações filantrópicas.

Um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues esteve diretamente ligado ao jornal Cruzeiro do Sul, ao Colégio Politécnico e à Rádio Cruzeiro FM 92,3. Também teve participação decisiva na consolidação do parque industrial de Sorocaba e atuou em entidades representativas, como o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Sorocaba, além de trajetória marcante na maçonaria. Após a confirmação da morte, instituições públicas e privadas divulgaram manifestações de pesar. As notas seguem na íntegra:

Prefeitura de Sorocaba

“A Prefeitura de Sorocaba, por meio do prefeito Fernando Martins da Costa Neto, decreta luto oficial de três dias no município, pelo falecimento do empresário Laelso Rodrigues, aos 93 anos, nesta segunda-feira (22). Laelso Rodrigues teve papel relevante na história de Sorocaba e região. Foi um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. Reconhecido e admirado como grande empreendedor, ele teve expressiva participação em ações sociais e filantrópicas. Neste momento de dor, a Prefeitura de Sorocaba se solidariza com os familiares, amigos e toda a comunidade, desejando força e conforto a todos os que sentem sua partida”.

Câmara de Sorocaba

“Lamentamos profundamente a morte do grande Laelso Rodrigues. Sua contribuição para Sorocaba é imensurável, seja para seu desenvolvimento industrial como para a educação e cultura. Que Deus conforte todos os familiares, amigos e admiradores, aos quais nos unimos em oração, neste momento de tristeza”.

Ciesp Sorocaba

“É com imenso pesar que a atual diretoria da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a diretoria eleita para a gestão 2026-2029 recebem a notícia do falecimento do Sr. Laelso Rodrigues, ocorrido na manhã desta segunda-feira (22). Sua atuação como um dos primeiros delegados do Ciesp Sorocaba foi fundamental para o desenvolvimento industrial de Sorocaba, tendo atuado ativamente na criação da zona industrial, na década de 1970, possibilitando a vinda de muitas indústrias para a cidade. Sr. Laelso deixa também um legado inestimável para a imprensa sorocabana, tendo sido um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do centenário Jornal Cruzeiro do Sul e como presidente do Conselho Superior da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da Rádio Cruzeiro FM 92,3. Como membro da maçonaria, exerceu o cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil e teve uma atuação marcante na Loja Perseverança III, uma das mais antigas da cidade. Neste momento de profundos sentimentos, enviamos sinceros pêsames para os amigos e a toda família enlutada. Que as saudades eternas sejam amenizadas pelas lindas lembranças que este estimado líder deixou em nossos corações. Com os nossos mais sinceros pêsames, Erly Domingues de Syllos e Mario Tanigawa Diretoria do Ciesp Sorocaba (gestão 2022-2025); Rodrigo Figueiredo, Afonso Teixeira e Valdir Paezani Diretoria do Ciesp Sorocaba (gestão 2026-2029)”.

Unimed Sorocaba

“É com profundo pesar que a Unimed Sorocaba lamenta o falecimento de Laelso Rodrigues, diretor do jornal Cruzeiro do Sul, cuja trajetória marcou de forma indiscutível o jornalismo sorocabano. Laelso Rodrigues esteve presente nas principais ações da Unimed Sorocaba e do Hospital Unimed Sorocaba Dr. Miguel Soeiro, participando de perto da trajetória de nossa cooperativa. Sua dedicação incansável à verdade, ao rigor editorial e ao compromisso com a informação de qualidade deixa um legado que continuará inspirando profissionais e leitores por muitas gerações. A Unimed Sorocaba, através de sua diretoria executiva, cooperados e colaboradores, presta suas condolências e solidariedade aos amigos e a toda a família. Com respeito e admiração, Unimed Sorocaba”. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos