Comércio
Último fim de semana antes do Natal movimenta região central de Sorocaba
Comércio popular atrai consumidores que deixaram as compras para a última hora e movimenta o varejo às vésperas das festas de fim de ano
Ruas movimentadas e famílias inteiras espalhadas pelas vias do Centro de Sorocaba marcaram o cenário nos últimos dias. No tradicional calçadão do bulevar Braguinha, centenas de pessoas dividiam espaço com comerciantes, barracas e produtos variados. Carrinhos de comida, com bancos distribuídos pela calçada, também faziam parte da paisagem.
Muitos dos consumidores ouvidos pelo Cruzeiro do Sul no local afirmaram que aproveitaram o dia para passear em família e resolver pendências de fim de ano. Os entrevistados relataram ter deixado para a última hora a compra de presentes considerados “menores” e buscavam de três a cinco itens, com disposição para gastar até R$ 300 no total.
A preparação para as festas também é um dos principais motivos que levam as pessoas à região central. A procura inclui roupas natalinas ou brancas para a passagem do ano, sapatos, além de artigos de decoração e utensílios de cozinha para a organização da casa e da ceia.
A professora Maria do Carmo, 54 anos, contou que estava à procura de pratos para servir as comidas da ceia. Segundo ela, a preferência pelo Centro se deve tanto aos preços mais atrativos quanto à grande variedade de lojas. Sobre os presentes, disse que os dos netos e do marido já estavam garantidos, mas não descartava comprar alguma lembrancinha caso encontrasse algo interessante.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), a expectativa é de um crescimento de até 4% no faturamento do varejo paulista em relação ao ano passado, o que pode representar quase R$ 150 bilhões para o setor.
A entidade também comparou os preços de produtos mais procurados para presentes nesta época do ano. Apesar dos reajustes em relação a 2024, o aumento médio ficou abaixo da inflação: os preços subiram cerca de 3,26%, enquanto o IPCA-15 acumulou alta de 4,5%.
Entre os itens que apresentaram maior aumento estão joias, bijuterias e roupas. Em contrapartida, os eletrônicos registraram queda na inflação. Segundo a federação, esse movimento está relacionado ao câmbio mais favorável do dólar em comparação ao ano anterior.
O vendedor Márcio Santos, 39 anos, morador de Porto Feliz, esteve no comércio sorocabano com a família para fazer compras. Ele afirmou que mantém o hábito de vir a Sorocaba nesta época do ano em busca de preços melhores, maior oferta de produtos e também para passear com a esposa e os filhos.
Enquanto as crianças brincavam pela praça e a esposa observava os artesanatos na feira da praça Coronel Fernando Prestes, Márcio pesquisava no celular lojas de eletrônicos em busca de um novo aparelho. Segundo ele, os presentes das crianças já foram comprados pela internet, mas preferiu procurar os eletrônicos presencialmente.
Com a proximidade do Natal, a expectativa é de que o movimento no Centro se intensifique ainda mais nos próximos dias, especialmente com a liberação da segunda parcela do 13º salário, na sexta-feira (19). A combinação de preços considerados mais acessíveis, diversidade de produtos e o costume de deixar as compras para a última hora segue transformando o calçadão e as praças centrais em pontos de encontro de famílias que buscam, além dos presentes, vivenciar o clima das festas de fim de ano.