Mudanças em janeiro
Motos serão proibidas nos corredores do BRT
Restrição começa em janeiro, com prazo de 60 dias para iniciar fiscalização
O tráfego de motocicletas será proibido nos corredores do BRT em Sorocaba em janeiro. A medida pretende inibir acidentes, principalmente de motociclistas, e vai passar a valer a partir do dia 5. O início da atuação a infratores, porém, vai ocorrer após um período de 60 dias de adaptações. A decisão foi apresentada pelo prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa (PSD), para representantes do Sindicado dos Rodoviários de Sorocaba e Região, durante reunião no Paço Municipal, no fim da tarde de ontem (19).
Motociclistas somente podem utilizar os corredores do sistema BRT para realizar movimento de ultrapassagem, da mesma forma que os veículos do transporte escolar (com passageiros). O tráfego irregular por essa faixa implica em infração gravíssima, punível com a perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.
“Faixas serão afixadas nas 25 estações do BRT, nos dois sentidos, e agentes de trânsito vão atuar também alertando sobre a mudança. Por sua vez, os veículos escolares continuarão com tráfego permitido nos corredores do BRT, somente em caso de ultrapassagem, por se tratar de veículos coletivos, da mesma forma como ocorre desde outubro de 2023, quando houve essa determinação”, explicou o secretário municipal da Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, que participou da reunião. (Da Redação)