Buscar no Cruzeiro

Buscar

Premiação

Sorocaba ganha Prêmio Band Cidades Excelentes

17 de Dezembro de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Indicadores que se destacaram: Infraestrutura e Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Saúde ficou com nota laranja
Indicadores que se destacaram: Infraestrutura e Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Saúde ficou com nota laranja (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A cidade de Sorocaba ganhou o Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria de cidades acima de 500 mil habitantes, em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, na noite desta segunda-feira (15). O prefeito Fernando Martins Neto representou a cidade.

O índice geral de Sorocaba foi de 71,67 pontos. Alguns dos indicadores que se destacaram foram Infraestrutura e Mobilidade com 86,33; Educação com 74,46 e 81,49 em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, todas notas verdes, o que signfica na classificação como “desenvolvido”. Jà Saúde e Bem-Estar ficou em 58.23 e Sustentabilidade ficou em 60,82 — ambas notas laranjas, que signfica “em desenvolvimento”.

As outras finalistas da categoria de Sorocaba foram Vila Velha, no Espírito Santo, e Joinville, em Santa Catarina. Na categoria das capitais, a cidade vencedora foi Curitiba, no Paraná.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a cidade alcançou as melhores médias em todos os pilares do IGMA, consolidando-se como referência nacional em eficiência administrativa, planejamento estratégico e qualidade na gestão pública.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é feito a partir da avaliação de 67 indicadores. Para a análise, é utilizado o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvido pelo Instituto Aquila, que apoia a premiação.

Os indicadores são baseados em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.

A plataforma, com ajuda de inteligência artificial, analisa o resultado em cada um dos indicadores e gera uma nota única final.

O prêmio é dividido entre a etapa estadual e a etapa nacional. Neste ano, cinco categorias populacionais foram premiadas na fase nacional. (Da Redação)